Tantas pessoas buscam tratamento com medicações para reduzir o estresse de suas vidas, mas temos a nossa disposição, um remédio bem natural: fazer uma boa hortinha!
Sem estresse
Uma pesquisa feita atualmente identificou que a jardinagem é uma atividade relaxante que está ligada ao lazer. Foram escolhidos dois grupos para fazer este estudo, Um fazia leitura em cômodos fechados e outras ao ar livre, faziam jardinagem.
No final do estudo, quem fez jardinagem, tinha mais bom humor quem fico lendo em um local fechado. Com a tecnologia tomando conta de tudo em nossa casa e família, nos obrigamos a ficar ligados sempre com celulares, computadores e afins.
Isso estressa e provoca muita ansiedade e irritabilidade. A fadiga provocada no corpo e principalmente em nossa mente, é um processo irreversível por isso, trocar sua conversa no whatsapp ou a navegação na internet por plantas, com toda certeza vai eliminar essa agitação.
Saúde mental
Na Noruega, foi realizado um estudo onde indivíduos que tinham depressão, bipolaridade e mau humor ficaram seis horas por semana, cultivando flores e legumes em uma horta.
Depois de três meses com essa rotina, os voluntários deste estudo, tiveram melhora em seu humor! Tanto que eles quiseram continuar com esta atividade mesmo depois do fim da pesquisa.
Os pesquisadores concluíram que o costume de fazer jardinagem, seja uma válvula de escape para momentos agitados e turbulentos da vida. Alguns outros cientistas dizem que a jardinagem pode sim acabar com a depressão.
Tudo bem que mexer na terra e sujar as mãos não terá o mesmo efeito que o forte Prozac, mas alguns especialistas alertam para falta das bactérias que estão presentes no solo e que nos fazem bem. A falta delas tem causado problemas no sistema imunológico.
Mexer com elas na terra da horta pode reverter este quadro depressivo e diminuir as doenças de causa psicológica.
Vamos nos exercitar!
Mexer na terra vai fazer com que você se exercite com prazer. Capinar o mato, cavar, plantar vão te fazer alongar seu corpo e usar sua força, tudo como um exercício de baixo impacto.
É uma atividade saudável que pode ser praticada por qualquer faixa etária. É bom até para pessoas que sofrem de dores crônicas. Você ganha vitamina D, tomando um pouco de sol e respira o ar mais puro.
Cérebro saudável
Estudos mostraram que fazer jardinagem e exercícios associados, podem diminuir quadros de demência! Pessoas que tem o Mal de Alzheimer ao andar pelo jardim ganham um mini tratamento terapêutico. O cheiro do verde, o ar e o ambiente, são relaxantes.
Traz nutrição natural
Imagina que maravilha ter um alimento fresquinho, colhido na hora! Além de ser super divertido, relaxante e um teste de paciência, esperando a plantinha vingar, você adquire uma alimentação saudável que pode ser estendida para as crianças.
Arregaçando as mangas para começar
Se você tem um pequeno espaço, que bom! Mas na falta dele, você pode usar recipientes como baldes e vasinhos pequenos com buracos no fundo.
Na internet existem inúmeros vídeos e livros mostrando como iniciar e fazer plantio de várias culturas. E puxar um papo com aquele vizinho que tem uma horta também vai ser super proveitosa para sua recém hortinha dos sonhos.