Julianasoares

Confirmado: Cães se parecem com seus donos

Estudos confirmam que os animais adotam a personalidade de seus donos e alguns até se assemelham fisicamente!

“Os cães se parecem com seus donos” é uma frase que muitas vezes se repete e, aparentemente, está muito certa. A ciência conseguiu confirmar que os cães imitam a personalidade de seus donos, com quem vivem.

Estudantes da Universidade de Viena, na Áustria, recrutaram 132 cães com seus donos e analisaram ambas as espécies com testes comportamentais. 

Nesse experimento, eles observaram como responderam a certas ameaças e monitoraram marcadores físicos, como amostras de batimentos cardíacos e saliva, para detectar o hormônio do estresse cortisol.

Os donos de cães também preencheram uma pesquisa para medir os níveis dos cinco traços de personalidade: simpatia, neuroticismo, extroversão, conscientização e abertura. 

Os resultados produziram semelhanças impressionantes entre o caráter de uma espécie e outra. Quanto mais ansioso o dono ficava, o cão também desenvolvia essa característica negativa. 

Por outro lado, animais de estimação mais calmos eram mais propensos a pertencer a proprietários mais relaxados.

Os autores da pesquisa apontaram que, de acordo com os resultados, cães e donos são seres especialmente ligados entre si, e se alimentam influenciando seu comportamento. Portanto, os cães são sensíveis aos estados emocionais de seus donos.

Eles se parecem fisicamente!

Outros estudos científicos mostram que escolhemos como animal de estimação o cão que tem mais semelhanças conosco. 

Por que as pessoas escolhem animais de estimação que se parecem tanto com eles?

O psicólogo Michael Roy, da Universidade da Califórnia em San Diego (Estados Unidos), foi a três parques em que fotografou os cães e seus donos separadamente e depois pediu a um grupo de voluntários que os combinasse.

No experimento, ele percebeu que, sem fornecer pistas adicionais, as pessoas eram capazes de dizer com muita precisão quem morava com quem.

Talvez tudo isso tenha a ver com o quanto estamos confortáveis ​​com o que é familiar para nós. Assim, pode ser mais fácil aceitar um cão cujas características correspondam às de nossa família.

Deixe um comentário