A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum que existe e afeta principalmente a memória, o pensamento e o comportamento.
Embora a doença de Alzheimer se desenvolva principalmente em idosos, ou seja, em pessoas com mais de 65 anos, isso não é normal no processo de envelhecimento. A doença de Alzheimer é uma doença e pode até se desenvolver em pessoas na faixa dos 40 e 50 anos.
É uma doença progressiva que atualmente não tem cura. É uma das 10 principais causas de morte em idosos. Aqueles diagnosticados vivem em média oito anos após a manifestação dos sintomas, embora a sobrevivência de uma pessoa diagnosticada com a doença de Alzheimer possa variar de quatro a 20 anos, dependendo do restante das condições.
Causas de Alzheimer
Os pesquisadores ainda têm muito a aprender sobre esta doença cerebral, mas o que eles sabem é que alterações cerebrais complexas se tornam aparentes antes mesmo dos sintomas.
O Instituto Nacional do Envelhecimento diz que os danos cerebrais começam 10 anos antes que os danos à memória surjam problemas mentais e comportamentais.
A doença destrói células nervosas e tecidos cerebrais. Com o tempo, o cérebro encolhe e afeta quase todas as funções cerebrais.
Sinais de aviso
A doença de Alzheimer é uma doença cerebral que causa uma diminuição gradual da capacidade de memória, pensamento e raciocínio. Existem 10 sinais claros que alertam para a possibilidade de sofrer desta doença.
É importante ter em mente que algumas pessoas podem ter sinais ou sintomas diferentes e em graus variados.
1- A perda de memória que altera a vida cotidiana.
Uma das formas mais comuns de perda de memória associada à doença de Alzheimer é esquecer coisas aprendidas recentemente, bem como datas ou eventos importantes.
2- Dificuldades na resolução de problemas.
Um exemplo claro é ter dificuldades ao fazer uma refeição que você sabia fazer perfeitamente.
3- Dificuldade para realizar tarefas habituais.
Seja no trabalho, em casa ou durante uma atividade, as pessoas com Alzheimer têm dificuldade em concluir as tarefas diárias.
4- Confusões de tempo e lugar.
Pessoas com Alzheimer têm dificuldade em lembrar datas, se perdem facilmente e até perdem a noção do tempo. Às vezes até esquecem onde estão.
5- Problemas de visão.
A doença de Alzheimer pode afetar a capacidade das pessoas de ler, dirigir ou até ver bem a uma distância normal.
6- Desenvolvimento de problemas de fala ou escrita.
Pessoas com Alzheimer podem ter dificuldade em seguir uma conversa ou mesmo repetir a mesma frase várias vezes. Às vezes, eles também tentam demais encontrar a palavra certa.
7- Perder coisas.
As pessoas com Alzheimer perdem as coisas e não conseguem se lembrar de onde as viram pela última vez.
8- Falta de julgamento.
A doença de Alzheimer afeta o julgamento e a tomada de decisão das pessoas. Você pode fazê-los fazer algo que não fariam se não estivessem doentes. Um exemplo é dar uma grande quantia de dinheiro a um vendedor por telefone.
9- Evitar atividades sociais e de trabalho.
As pessoas com Alzheimer geralmente param de ir a seus eventos sociais favoritos ou realizam suas atividades favoritas porque têm dificuldade em lembrar que gostam ou percebem que suas interações sociais mudaram.
10- Mudanças de humor e personalidade.
A doença de Alzheimer pode afetar o humor das pessoas e até sua personalidade. A doença tende a deixar as pessoas confusas, deprimidas e até ansiosas.
Compartilhe esse artigo com todos os seus amigos! Salve no Pinterest!
Falta se tornar anti-social