A intolerância à lactose é uma doença causada pela incapacidade de digerir a lactose, um açúcar encontrado no leite!
A intolerância à lactose se tornou uma doença mais comum do que pensamos. É comum que em nosso ambiente ouvimos reclamações sobre os problemas de saúde que causa, que, embora não seja uma doença grave, seus sintomas são bastante irritantes!
Veja abaixo os principais sintomas!
Sintomas de intolerância à lactose
Pessoas que sofrem de intolerância à lactose podem ter um ou vários desses sintomas simultaneamente. Esses desconfortos são desencadeados após a ingestão de leite, seus derivados ou produtos que contêm lactose. Estes são:
- Náusea
- Dor abdominal
- Inchaço abdominal
- Sons abdominais
- Distensão abdominal
- Diarreia
- Gás
- Perda de peso
- Obstipação devido à diminuição da motilidade intestinal
O desconforto aparece entre 30 minutos e duas horas após a ingestão. A intensidade dos sintomas dependerá de vários fatores:
- Quantidade de lactose ingerida
- Tipo de laticínios consumidos
- Motilidade intestinal
- Atividade da lactase
- Capacidade do cólon para absorver água
- Outros alimentos consumidos
- Atividade bacteriana do intestino
Os sintomas da intolerância à lactose são muito semelhantes aos produzidos por outras doenças digestivas, como doença de Crohn, doença celíaca ou intolerância às proteínas do leite, por isso é muito importante diagnosticar adequadamente usando o teste de hidrogênio expirado, também chamado teste de hidrogênio na respiração.
Neste teste, a pessoa fornece uma amostra de sua respiração soprando em um tubo e retorna para dar outra amostra após beber uma solução de lactose ou comer um alimento que contenha lactose.
Se o teste for positivo, indicará uma alta concentração de hidrogênio e metano, gases produzidos em grandes quantidades quando a lactose não é digerida adequadamente.
Outros sintomas não específicos:
Em alguns indivíduos, a intolerância à lactose pode causar uma série de sintomas chamados “sistêmicos”. Estes não ocorrem na área intestinal e podem ser causados pela produção de metabólitos tóxicos, como etanol, acetaldeído, peptídeos, etc. Estes são:
- Fadiga
- Problemas de pele
- Nervosismo
- Dor de cabeça
- Dores musculares e articulares
- Úlceras na boca
- Reações alérgicas
- Secura nas mucosas
- Falta de concentração
- Depressão
Que alternativas existem para pessoas que não querem desistir de laticínios?
Se você é intolerante à lactose e não deseja desistir de laticínios, existem produtos sem lactose no mercado.
Também é possível encontrar suplementos de lactase em gotas, pílulas ou cápsulas que ajudam a digerir a lactose. O uso deste suplemento é recomendado esporadicamente, por exemplo, se você comer fora e não souber se os alimentos que você vai consumir têm lactose. Para encontrar a dose certa, é melhor ir ao médico.