É chamado de retenção de líquidos para um acúmulo excessivo de líquidos em diferentes tecidos do corpo. Essa condição pode ser causada por vários fatores, como distúrbios circulatórios, certas doenças, estresse, levar uma vida sedentária, maus hábitos alimentares ou medicamentos.
Entre seus principais sintomas estão inchaço e inflamação das áreas afetadas, causando desconforto e ganho de peso.
Existem remédios naturais, como os chás que mostramos a seguir, que têm propriedades diuréticas e purificadoras e são bons aliados no caso de líquidos e toxinas acumulados no corpo.
1. Bétula
As folhas de bétula são consideradas grandes diuréticos naturais, devido à sua capacidade de estimular a eliminação de líquidos acumulados no corpo.
Isso é possível devido ao seu alto teor de sais de potássio, que também são muito eficazes na purificação e desintoxicação do rim e na prevenção de infecções urinárias.
Preparação: Adicione 1 colher de sopa pequena de folhas de bétula secas para cada copo de água quente. Deixe descansar por 8 a 10 minutos e beba.
Contra-indicações: Mulheres grávidas, mulheres que amamentam, pacientes com hipertensão ou doença cardíaca.
2. Boldo
As folhas de boldo são usadas como um ótimo remédio medicinal natural. Estes, entre outras coisas, são benéficos para combater a retenção de líquidos por alguns tipos de óleos que eles contêm (isoquinolina e quinolizidina) que melhoram a circulação sanguínea.
Além disso, favorecem a limpeza e a purificação do fígado, ajudando a estimular a produção de bile e a melhorar as funções desse órgão vital.
Preparação: Ferva um punhado de folhas de boldo em um copo de água por 3 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por mais 3 minutos e beba.
Contra-indicações: Gestantes, lactantes, pacientes com obstrução do ducto biliar e doença hepática grave.
3. Cavalinha
Cavalinha é um dos melhores chás para retenção de líquidos que podem ser tomadas. É muito rico em sais minerais, especificamente potássio, magnésio e silício, o que o torna purificador, diurético e desintoxicante, propriedades ideais para impedir o acúmulo de líquidos no organismo. Além disso, melhora a circulação sanguínea e reativa os rins.
Preparação: Adicione 1 colher de sopa pequena de cavalinha em um copo de água fervente. Deixe descansar por 5 minutos e, quando estiver quente, beba lentamente.
Contra-indicações: Gestantes, lactantes, pacientes com problemas digestivos, pacientes com baixos níveis de potássio, pacientes com diabetes tipo II, hipertensos ou portadores de cardiopatia.
4. Dente de leão
O dente-de-leão destaca-se como uma planta medicinal muito purificadora, portanto, além da eliminação de líquidos, favorece a depuração dos rins e a expulsão de toxinas. Por outro lado, é um bom purificador de sangue, melhorando assim a saúde do corpo em níveis gerais.
Preparação: Adicione 1 colher de sopa de folhas ou flores secas ou frescas de dente de leão em um copo de água e deixe ferver por cerca de 3 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe e beba.
Contra-indicações: Grávidas, pacientes com problemas de vesícula biliar, pedras nos rins, úlceras estomacais e azia, pessoas que tomam medicamentos com lítio ou que servem para aumentar os níveis de potássio no organismo.
5. Chá de abacaxi
O abacaxi é uma fruta tropical com excelentes propriedades para combater a retenção de líquidos e outras condições associadas, como celulite ou ganho de peso.
Contém 85% de água, é muito baixo em calorias e suas enzimas proteolíticas ajudam a melhorar o processo de digestão. Também possui muito potássio e atua como diurético, eliminando o excesso de água no organismo e regulando a passagem de nutrientes pela membrana celular.
Preparação: Descasque 1 abacaxi maduro e separe a casca. Em uma panela com 2 litros de água, ferva as cascas de abacaxi ao lado de um pau de canela por cerca de 30 minutos. Coe e beba quente ou frio.
Contra-indicações: Pacientes com problemas intestinais e pessoas que tomam medicamentos diuréticos.
6. Chá verde
O chá verde é um chá tradicionalmente usado na medicina natural, graças aos muitos componentes antioxidantes que ele contém.
Além de ser benéfico para a saúde celular, favorece a diurese e limpa o corpo das toxinas prejudiciais e prejudica o desempenho de diferentes funções vitais. Favorece a eliminação de líquidos e também ajuda a reduzir a inflamação.
Preparação: Aqueça 1 xícara de água, adicione 1 saquinho de chá verde e deixe descansar por 5 minutos.
Contra-indicações: Grávidas, lactantes, pacientes com hipertensão, pessoas com nervosismo e insônia e pacientes com problemas de estômago.