Julianasoares

6 Plantas medicinais mais eficazes e seus benefícios

O uso de plantas medicinais vem sendo usado desde a pré-história. Elas foram amplamente utilizadas para combater diferentes desconfortos e patologias

As plantas medicinais mais eficazes

1. Aloe Vera

Aloe Vera é uma das plantas medicinais com o maior número de benefícios e propriedades para o corpo.

No que diz respeito à sua utilização, na grande maioria das ocasiões, o gel é utilizado como tópico. Para que o gel seja 100% eficaz e tire proveito de todas as suas propriedades, recomenda-se que a planta de aloe tenha entre três e cinco anos e fique sem rega por dois ou três dias, para que o gel fique mais concentrado. 

Este gel possui propriedades antissépticas, bactericidas, anti-inflamatórias e regenerativas.

Portanto, é comum o uso de gel de aloe vera para cortes, feridas e qualquer tipo de lesão cutânea leve; reduz significativamente as cicatrizes e também acelera o processo de cicatrização. Também é usado para aliviar a dor de queimaduras e picadas de insetos. Pessoas com problemas dermatológicos, como acne ou manchas faciais, também fazem uso desse ingrediente 100% natural.

Além de aplicar gel de aloe vera na pele, sua aplicação também pode ser aplicada ao cabelo; libera caspa enquanto cuida do couro cabeludo dos raios UV do sol.

2. Camomila

Juntamente com o aloe vera, a camomila é outra das plantas medicinais mais usadas no mundo. Possui propriedades curativas e estéticas. E, embora na grande maioria das ocasiões seja consumido na forma de infusão, também pode ser usado como ingrediente natural em vários tratamentos para pele e cabelo.

As principais propriedades desta planta são anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e sedativas. Além disso, melhora significativamente o trânsito intestinal, por isso é altamente recomendável uma infusão de camomila para aliviar a dor de um grande número de distúrbios do sistema digestivo: peso do estômago, úlceras, gastrite…

Também é muito eficaz no combate a condições do sistema respiratório, como bronquite ou resfriado.

No que diz respeito à estética, a camomila é comumente usada para clarear os cabelos. Uma planta que também é excelente para regenerar os tecidos da pele.

3. Valeriana

Outra das plantas medicinais mais consumidas em todo o mundo é a valeriana; suas propriedades equilibram o sistema nervoso central, para que ele atue como um sedativo e relaxante. Portanto, é usado em casos de nervosismo, ansiedade leve e insônia.

Além das propriedades relaxantes, a valeriana tem muitas outras funções. Por um lado, regula a pressão sanguínea, melhorando o funcionamento do organismo e minimizando o risco de sofrer doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio. Por outro lado, é muito eficaz para acalmar a dor de cólicas estomacais, graças à sua função antiespasmódica. 

A valeriana também alivia significativamente as fortes dores de cabeça às suas propriedades sedativas e calmantes.

A forma de consumo desta planta é geralmente sob a forma de infusão. Para aliviar as dores de cabeça, é melhor molhar uma compressa ou um pano de algodão na infusão e aplicar na área dolorida.

4. Menta

Hortelã-pimenta tem sido usada há vários milhares de anos para tratar e aliviar os sintomas de uma grande variedade de doenças. 

É uma das plantas mais usadas em todo o mundo porque possui uma grande variedade de usos de cura. Abaixo, revisamos alguns dos mais importantes.

A hortelã-pimenta é muito eficaz em infecções calmantes e erupções cutâneas, como queimaduras ou feridas; Ajuda a sua cura e também impede que sejam infectados. Além disso, funciona muito bem para reduzir o congestionamento no sistema respiratório, por isso é uma planta amplamente usada para acalmar resfriados e tosse

Também cura problemas do sistema digestivo, como inchaço e flatulência.

A tudo isso, devemos acrescentar outro uso: o tranquilizante. A hortelã serve para acalmar os estados de estresse e ansiedade e, além disso, favorece o bom descanso. E, finalmente, graças às suas propriedades anticoagulantes, melhora significativamente a circulação sanguínea.

5. Eucalipto

O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália que oferece uma ampla gama de benefícios e usos para a saúde. Suas folhas frescas são usadas para fazer óleos essenciais e secos para infusões.

Um dos usos mais usados ​​é acalmar os sintomas de doenças como resfriado ou gripe. Nesse caso, o eucalipto pode ser usado como infusão; ou faça uma inalação. Além disso, graças às suas propriedades desinfetantes e antissépticas, é usado no tratamento de processos virais e condições respiratórias, como bronquite ou asma.

6. Lavanda

A lavanda é outra das plantas medicinais com o maior número de propriedades benéficas para a saúde geral do organismo. Favorece enormemente vários processos físicos e mentais, aliviando os sintomas da dor de cabeça e prevenindo a insônia, além de muitos outros usos.

Esta planta é rica em polifenóis, poderosos antioxidantes que reduzem as bactérias presentes no intestino. Além disso, é muito útil para aliviar a coceira e picada de picadas de mosquito, já que lavanda e sol são anti-inflamatórios naturais.

Um de seus benefícios mais apreciados é o fato de favorecer o descanso, pois diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Deixe um comentário