O quiabo é uma planta com flores cultivada em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo. É usado principalmente como alimento, graças às suas vagens verdes comestíveis.
Valor nutricional do quiabo
O quiabo é pobre em calorias e rico em vitaminas A, tiamina, B6, C, ácido fólico, riboflavina, cálcio, zinco e fibra alimentar. Por esse motivo, as mulheres grávidas são aconselhadas a consumir quiabo. Também o quiabo era a comida favorita de Cleópatra.
Vitaminas
Uma lista de vitaminas que o quiabo contém:
100g de quiabo contém 26,1 mg de vitamina C antioxidante, que neutraliza os radicais livres e promove um sistema imunológico saudável.
Boa fonte de vitaminas B, com um copo que oferece até 0,211 mg de tiamina ou vitamina B-1 e 0,088 mg de riboflavina ou vitamina B-2; ambos são vitais para a produção de energia no corpo.
Ele também contém 0,299 mg, ou 20% do valor diário recomendado, de vitamina B-6 ou piridoxina, necessária para produzir mais de 100 enzimas envolvidas no metabolismo das proteínas.
Fornece 453 UI de vitamina A, necessária para a saúde do trato respiratório, além de 272 mcg adicionais do pigmento benéfico da planta betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo.
Minerais
Lista de minerais que o quiabo contém:
Com 123 mg de cálcio por xícara, o quiabo fornece mais de 10% do valor diário desse mineral essencial, vital para manter ossos e dentes fortes.
216 mg de potássio, necessários para uma frequência cardíaca e pressão sanguínea estáveis.
45 mg de ferro, necessários para a produção de hemoglobina.
0,69 mg de zinco, essencial para a cicatrização de feridas.
136 mg de cobre, necessários para produzir glóbulos vermelhos.
470 mg de manganês, essenciais para a produção do antioxidante natural superóxido dismutase.
16 Benefícios do quiabo para saúde
1. O quiabo é rico em antioxidantes e flavonóides, como betacarotenos, xantina e luteína. Eles têm um efeito benéfico na visão, muco e pele saudáveis, protegem contra o câncer de pulmão e as cavidades orais.
2. A fibra estabiliza o nível de açúcar no sangue e regula a velocidade com que o açúcar é absorvido pelo intestino.
3. Ajuda com o nível de colesterol, porque se liga ao colesterol e às toxinas que o fígado produz.
4. Ajuda na constipação porque lubrifica o intestino grosso devido às suas propriedades laxantes. Também facilita um caminho para os resíduos saírem do corpo, desintoxicarem o corpo e se ligarem ao colesterol e ácidos. O quiabo é um ótimo remédio porque é completamente livre de toxinas, é nutritivo e econômico.
5. A fibra é excelente para alimentar boas bactérias (probióticos). Isso contribui para a saúde do trato intestinal.
6. É usado para tratar aqueles que se sentem fracos, exaustos e sofrem de depressão.
7. Neutraliza os ácidos, é muito alcalino e fornece um revestimento protetor temporário para o trato digestivo. É por isso que é usado para curar úlceras e manter as articulações saudáveis.
8. O quiabo ajuda na inflamação dos pulmões, dor de garganta e síndrome do intestino irritável.
9. Experimentalmente, foi utilizado para substituir o plasma sanguíneo.
10. Normaliza os níveis de açúcar no sangue e colesterol.
11. Contém vitamina C, que é um antioxidante e anti-inflamatório, que reduz o desenvolvimento de sintomas de asma.
12. Acredita-se que nos proteja de algumas formas de expansão do câncer, especialmente o câncer colorretal.
13. Comer quiabo ajuda a manter a estrutura dos capilares sanguíneos.
14. Alguns dados mostram que comer quiabo reduz o risco de catarata.
15. Ajuda a prevenir a diabetes. O teor superior de fibra solúvel em quiabo mostra efeitos poderosos nos níveis de glicose no sangue, pois pode ajudar a diminuir a taxa na qual o açúcar é absorvido pelo trato intestinal.
16. Quiabo protege você de espinhas e mantém a pele macia e bonita. Talvez agora possamos entender o motivo pelo qual Cleópatra adorava quiabo.