Os cães são animais fiéis e sensíveis, eles nos dão apoio emocional, melhoram o nosso humor e são até benéficos para o coração. Esses companheiros podem, assim como você, sofrer de depressão e demonstrar isso através de certos sintomas.
É essencial reconhecer esses sinais de depressão canina e procurar um médico veterinário para descartar outros problemas de saúde, como dor ou doença da tireóide.
Para que seu amigo peludo seja mais feliz, é essencial que ele tenha companhia e carinho, que se exercite e receba luz solar, tenha uma dieta mais saudável e receba atenção adicional para melhorar o humor.
10 Sinais de que seu cão sofre de depressão canina
1. Ignorar brincadeiras:
Se seus níveis de energia caíram significativamente e o tempo de brincadeira o deixa animado, você deve ficar alerta.
2. Ele perdeu o interesse em suas atividades favoritas:
Se antes seu cão gostava de brincar ou todos os dias ele esperasse seu filho na porta quando ele chega da escola e agora não faz mais isso e nem quer sair da cama, ele poderia estar deprimido.
3. Come pouco:
A perda de apetite, especialmente se você der petiscos ou seu prato favorito, é um sintoma perceptível de depressão. Preste atenção à possível perda de peso.
4. Dorme mais do que o habitual:
Cada animal é diferente, portanto, não há uma quantidade única de sono que indique depressão canina. O importante é notar a mudança repentina nos hábitos de sono.
5. Um ente querido faleceu:
Os cães também passam por um período de luto que não pode ser acelerado e sentem falta da pessoa que os acompanhou tanto. É essencial confortá-lo, ser sensível às suas necessidades e dar cuidados e carícias extras ao se acostumar com a perda.
6. Ele passa muito tempo dentro de casa:
Os cães precisam de espaço para correr e podem ficar tristes quando ficam muito tempo presos em casa. Longas caminhadas no parque, brisa e luz do sol farão você recuperar sua liberdade e, portanto, energia.
7. Mostra comportamentos agressivos repentinos:
Um cão com depressão pode começar a destruir objetos da casa ou rosnar quando você o toca. Especialmente se ele nunca demonstrou esse comportamento antes, poderia ser um sinal de alerta.
8. Ele se sente sozinho:
Se o seu cachorro estiver em casa por um longo tempo sem companhia, ele poderá ficar deprimido, pois é um ser social.
9. Mudanças:
Quando há uma mudança de casa, é comum que a mudança seja difícil para o seu cão. Você precisa de tempo, atenção e cuidado para ele se adaptar a esse novo ambiente.
10. Ele constantemente lambe a si mesmo:
Os animais não apenas se lambem para limpar, mas essa ação também os ajuda a se sentir melhor. Embora não seja um sintoma comum da depressão canina, pode ser um comportamento compulsivo se acalmar diante da ansiedade.