O limão é muito benéfico para sua saúde. No entanto, devido ao seu sabor azedo, geralmente não é muito consumido. A seguir, listamos todos os benefícios dessa fruta cítrica.
5 Benefícios nutricionais do limão
O limão é uma excelente fonte de vitaminas e nutrientes.
Como o restante das frutas cítricas, é um excelente alimento antioxidante, pois contém uma grande quantidade de vitamina C, que é um grande estímulo para o sistema imunológico.
Mas, não apenas isso, ele também tem flavonoides (localizados principalmente na casca) com importantes propriedades ativas antioxidantes.
Com poucas calorias e rico em vitamina B, o limão também é uma fonte importante de potássio, um dos minerais essenciais para o desenvolvimento adequado do corpo.
Por outro lado, fornece fibra solúvel, que retarda a digestão e favorece a sensação de saciedade.
Além disso, como outras frutas cítricas, o limão contém quantidades consideráveis de ácido cítrico, relacionadas à capacidade de proteção contra pedras nos rins.
Tudo isso deixa clara a importância de introduzir regularmente o limão em nossa dieta.
Abaixo, reunimos algumas evidências científicas que demonstram os benefícios para a saúde do consumo de limões.
1. Bom para o coração
O limão é uma fruta rica em vitamina C. Especificamente, a cada 100 gramas fornece cerca de 50 mg e uma porção em torno de 35 mg, uma boa contribuição se considerarmos que as quantidades diárias recomendadas de vitamina C são 90 mg para homens e 75,5 mg para mulheres.
Essa vitamina, também conhecida como ácido ascórbico, é necessária em nosso corpo para a formação de músculos, vasos sanguíneos, cartilagem e colágeno em nossos ossos. É também um poderoso antioxidante e impulsionador do sistema imunológico.
Além disso, algumas evidências científicas apontam que o consumo de vitamina C pode ajudar a reduzir doenças cardíacas e o risco de sofrer um derrame.
O limão também contém quantidades elevadas de flavonoides capazes de reduzir o efeito dos radicais livres.
A fibra contida nas frutas cítricas ajuda a manter os níveis ideais de colesterol no sangue.
2. Oferece benefícios para a pele
Algumas pesquisas mostraram que a vitamina C pode ajudar a melhorar a aparência da pele durante o envelhecimento.
Por outro lado, os flavonoides provaram ser um fotoprotetor natural contra os efeitos dos raios UV.
3. Protege das pedras nos rins
As pedras nos rins ocorrem quando as partículas capazes de provocar cristais (tais como cálcio ou ácido úrico) estão presentes em tais quantidades na urina que não pode ser dissolvido.
Para combater isso, foi demonstrado que o consumo de ácido cítrico é uma proteção eficaz contra a formação de pedras nos rins.
O motivo é que esse ácido favorece o aumento de citrato na urina, o que reduz o risco de os cristais acabarem se transformando em pedras.
4. Reduzir o risco de anemia
Limões podem ajudar a reduzir o risco de anemia.
A razão é devido à quantidade de ferro presente no citrino, se não, como demonstrou ciência, a vitamina C e o ácido cítrico, mais presente no fruto, melhora a absorção de ferro no corpo.
5. Pode ajudar a perder peso
O limão é geralmente associado à perda de peso.
A fibra solúvel presente neste citros favorece digestão mais lenta e ajuda a gerar uma sensação de saciedade em nosso corpo, que por sua vez pode ajudar a ter menos fome e, portanto, consumir menos calorias.
O problema é que esse tipo de fibra não é encontrado em seu suco, mas está localizado na pele branca do limão. Portanto, para favorecer esses benefícios, será necessário consumir essa fruta de uma maneira completa.