Todos nós sabemos que as frutas cítricas são muito ricas em vitaminas, potássio, cálcio, fósforo, magnésio. Algumas delas também são ricas em frutose – por isso, tome cuidado com a quantidade de alimentos que você consome se quiser manter uma dieta balanceada.
Algumas frutas cítricas são mais difíceis de cultivar do que outras e, felizmente, limões são melhores e podem ser facilmente cultivados em seu quintal.
Ao cultivar sua fruta por conta própria, você será capaz de saborear a diferença em qualidade e frescor e manter seu corpo livre de qualquer contaminação química associada ao crescimento não orgânico. Aqui estão algumas dicas sobre como cultivar suas próprias frutas cítricas:
Para cultivar o limoeiro a partir de uma muda de limão
Compre um vaso de barro ou plástico (com muitos buracos no fundo) e certifique-se de que seja um pouco maior do que a raiz real da árvore. Coloque sua árvore no vaso e faça uma boa camada de pedras para melhorar o fluxo de ar.
Encha o vaso com terra, mas lembre-se de que alguns tipos de solo são preparados especificamente para o cultivo de frutas cítricas e é mais provável que isso lhe dê melhores resultados.
Esses são basicamente todos os preparativos de que você precisa. Sua árvore precisa de cerca de 8 a 10 horas de luz solar por dia e rega regular (tome cuidado para não sobrecarregar com água).
Limões geralmente precisam de cerca de 6 a 9 meses para amadurecer.
Cultive o limoeiro a partir de uma semente:
- Um limão orgânico porque limões não orgânicos geralmente contêm sementes que não germinam
- Solo fértil, de preferência contendo vermiculita, turfa, perlita e fertilizantes naturais.
- Um vaso para plantar (quinze centímetros de largura e quinze centímetros de profundidade)
- Um ponto de cultivo ensolarado
Siga estas etapas para cultivar seu próprio limoeiro:
- Umedeça a terra do vaso para que fique úmida até o fundo, mas não com excesso de água.
- Encha o vaso menor com terra, até uma polegada abaixo da borda.
- Abra um limão e retire uma semente. Em seguida, retire toda a polpa da superfície da semente.
- Prossiga para o plantio imediatamente. A semente ainda deve estar molhada quando é enterrada no solo.
- Plante a semente a cerca de meia polegada de profundidade no centro do vaso.
- Use um borrifador cheio de água para borrifar suavemente o solo diretamente acima da semente.
- Cubra a panela com plástico filme transparente, use um bom elástico para selar as bordas e faça pequenos orifícios na parte superior com um lápis.
- Coloque em um local quente e ensolarado.
De vez em quando, você precisará borrifar água, não deixe o solo secar. O solo deve ser mantido um pouco úmido, por isso não exagere na quantidade de água.
O limoeiro já irá começar a surgir após duas semanas. Se você não tiver luz suficiente para o seu limoeiro, pode usar uma lâmpada de cultivo para complementar a luz solar.
A planta jovem deve estar em solo úmido, que tem pelo menos oito horas completas de luz por dia, e você deve dar a ela doses moderadas de fertilizante orgânico.
Cuidado com insetos ou doenças que atacam sua planta. Proteja o seu novo limoeiro podando as folhas mortas quando necessário.
Quando a planta ficar maior do que o vaso, coloque em um vaso maior. O procedimento de replantio é muito semelhante ao da primeira vez que você plantou. Uma planta mais jovem precisa de mais água do que uma mais velha, mas todas precisam de uma quantidade adequada de água.
Estas duas dicas fáceis farão com que você tenha deliciosas frutas cítricas na sua mesa sem muito trabalho.