Muitas pessoas especializadas em nutrição vão nos dizer que somos o que comemos e que nosso corpo é o resultado da comida que colocamos em nossa boca por muitos anos.
Hoje, queremos conversar com você sobre se é melhor consumir gordura de porco ou recorrer aos óleos industrializados.
Preste muita atenção porque o que vamos contar a você pode desmentir um dos maiores mitos da culinária de todos os tempos: a gordura de porco não faz mal nenhum.
Gordura de porco vs todos os outros óleos
Quando os alimentos são fritos com banha, na verdade fica “muito melhor”, e a razão é que aqueles que são preparados com óleos de origem vegetal, como o óleo de girassol, quando frito ou aquecido instantaneamente, pode sofrer ou gerar alterações em sua composição e produzir substâncias prejudiciais ao organismo.
Se você pedir a uma pessoa comum que prepare suas três refeições do dia, ela dirá que a gordura de porco é uma das piores ferramentas que você pode usar é que melhor recorrer a óleos de girassol, soja ou outros.
A realidade é que a maioria desses óleos, quando expostos a um alto nível de calor, secretam gases que causam doenças em nosso corpo, como doenças cardíacas, câncer e até mesmo respiratórias.
Ou seja, à temperatura ambiente esses óleos não são considerados nutricionalmente prejudiciais, mas quando expostos ao calor, tornam-se tóxicos e prejudiciais principalmente para quem está cozinhando a comida.
Agora, se analisarmos os níveis e valores nutricionais que cada um desses óleos nos fornece, podemos ver que o que eles fazem é aumentar o nível de colesterol ruim e aumentar o risco de sofrer de doenças como gastrite, úlceras, entre outras.
Embora se analisarmos as contribuições nutricionais que a gordura de porco nos traz, podemos descobrir que ela tem um alto teor de ferro, vitaminas A, B e C, o mais importante de tudo é que não tem sabor nem cheiro, por isso é perfeita para qualquer preparação.
O mais importante nisso é que a banha de porco não deve ser processada ou acompanhada de conservantes para que seja preservada ao longo do tempo, então naturalmente algo que não possui componentes químicos ou deve passar por inúmeros processos para ser destilado é mais nutritivo do que os outros óleos.
Sabemos que pode ser extremamente difícil de acreditar, por isso convidamos você a investigar com seus próprios meios e o mais importante é que você dê a chance de cozinhar qualquer um de seus pratos diários com banha de porco para que você possa observar que não só eles mais fresco, mas também com um sabor menos artificial.
Se você conhece alguém que adora usar esse tipo de óleo de cozinha, pedimos que envie essa informação o mais rápido possível, pois você pode estar prolongando a vida dele.