Existe um método japonês para combater a preguiça que podemos aplicar quando nossos filhos chegam em casa após um longo dia na escola.
Eles chegam em casa cansados e cheios de dever de casa, mas muitas vezes não querer fazer, por isso temos que encontrar uma solução.
Você está lidando com um filho preguiçoso? Como fazer para que eles não sejam preguiçosos? A preguiça é um sentimento negativo que leva à inatividade e afeta cada vez mais crianças e adolescentes. Um dos problemas mais frequentes entre os adolescentes é a falta de interesse em participar de atividades, bem como a redução de suas interações sociais, o que afeta consideravelmente seu modo de vida.
Como saber se seu filho é preguiçoso?
A razão pela qual algumas crianças são preguiçosas não é difícil de descobrir. Às vezes, pode ser porque a tarefa que tem a fazer parece complexa à primeira vista e você pensa que não vai conseguir.
Antes de começar a fazer, decida não iniciar esta tarefa para evitar possíveis falhas ou erros. São crianças com baixa tolerância ao fracasso, que preferem não fazer coisas para errar. Eles podem até preferir fazer tarefas mais simples nas quais estão confiantes que terão sucesso.
Também pode ser que nosso filho não goste dessa tarefa ou nem se sinta motivado por ela. Por exemplo, problemas de matemática ou leitura de um livro enviado para você na escola que parece chato à primeira vista. Até mesmo nosso filho pode pensar que não há nada de errado em não fazer essa tarefa, já que isso nem mesmo acarretará um castigo de nossa parte.
A solução é começar a mudar a situação e motivar nosso filho a fazer aquelas coisas que o deixam preguiçoso. No início será muito complicado porque procurará todas as desculpas possíveis para não fazer. Pais e professores terão que usar estratégias como brincadeira, criatividade e imaginação para garantir que o filho não jogue a toalha. Nosso filho terá que enfrentar muitas situações em sua vida nas quais a preguiça não pode ser a solução.
Veja também: 6 Dicas japonesas para não ter filhos preguiçosos
A regra do minuto, o método japonês contra a preguiça
Educar é uma tarefa complicada para todos os pais, mas quando os filhos são um pouco preguiçosos ou têm dificuldade em fazer uma tarefa, podemos cair em desespero.
Precisaremos de muita paciência para tentar fazer com que eles façam o dever de casa todos os dias sem protestar e sem demorar muito. Trabalhos escolares, arrumar o quarto ou ter a mochila pronta na noite anterior para que não se atrasem para a aula podem se tornar tarefas complicadas e inacessíveis para eles.
Uma boa ideia é aplicar a regra do minuto ou o Método Kaizen Japonês. Seu nome oriental pode ser traduzido como “sabedoria para mudar” e seu objetivo é fazer com que as crianças dediquem um único minuto a alguma atividade ou tarefa que as torne preguiçosas e persistentes.
Esse método japonês de combate à preguiça melhora os hábitos, pois consiste em dedicar apenas um minuto à tarefa que mais lhes custa. A única condição é que sempre realizem essa tarefa ao mesmo tempo para criar uma rotina.
Por exemplo, se você achar difícil arrumar seu quarto, iremos definir um horário específico para você fazer isso todos os dias. Para isso podemos definir um alarme diário para as seis da tarde para que nunca se esqueçam de fazer. Eles certamente serão capazes de começar a arrumar seu quarto gastando apenas um minuto.
Um método eficaz para mudar hábitos
Embora pareça impossível, esse pequeno e simples passo pode ser o início de uma mudança profunda nos hábitos de nosso filho. A consistência o ajudará a melhorar e mudar essa atitude preguiçosa.
O próximo passo será aumentar o tempo progressivamente. Por exemplo, aquele primeiro minuto às cinco e alguns dias depois às dez. Pais, veremos como chegará o dia em que não lhes custará arrumar o quarto e nem se importarão com o tempo que terão para se dedicar a isso.
Aplicar este método japonês para combater a preguiça será simples e muito eficaz para conseguir que nossos filhos mudem progressivamente de atitude em relação às tarefas que realizam preguiçosamente. Uma atitude que os ajudará a enfrentar qualquer desafio no futuro e os beneficiará na vida adulta.