Muitos dizem que só as mães conseguem entender seus bebês, graças aos seus instintos maternos, mas, não é necessário dar esse passo para aprender o que os bebês querem comunicar com seus gestos e linguagem!
Atenção a algumas dessas interpretações que ensinaremos a seguir, espero que sejam úteis na próxima vez que você tiver que cuidar de um bebê!
Claro que não é nada fácil decifrar exatamente o que esses pequeninos querem comunicar, mas, depois de uma série de repetições e testes, eles conseguiram tirar algumas conclusões que revelam parte de sua linguagem corporal.
1. Se ele estiver deitado e ficar balançando braços e pernas…
Todos nós já vimos um bebê chutar como um louco quando estavam deitados. Especialmente quando, de repente, mostramos a ele um de seus brinquedos que estava escondido em seu berço. A reação é imediata: eles rapidamente começam a balançar e mover os pés.
Eles são super engraçados quando fazem isso, mas o que realmente significa?
Significa: “Estou me divertindo!”
O que quer que você esteja fazendo com ele, ele definitivamente está se divertindo. Deve-se levar em conta que em uma idade tão precoce as sensações não precisam ser racionais. Muitas vezes o motivo de sua diversão não precisa ser por causa de um brinquedo ou de uma cócega, pelo contrário, um simples barulho ou gesto pode ser o captor de sua atenção.
Antes de qualquer expressão da linguagem corporal, os especialistas recomendam que você sempre olhe para o rosto do bebê, pois isso o ajuda a descobrir o que realmente é e o que está pensando”.
2. Se ele pegar na sua orelha…
Se um bebê começar a esfregar a mão na sua orelha ou até mesmo apertar forte, você deve prestar atenção porque essa reação geralmente é um claro indicador de que algo não está bem.
A menos que você esteja usando brincos muito chamativos, o verdadeiro motivo da insistência dele pode ser que ele está com sono ou quer mudar de ambiente.
Significa: “Me console, por favor”.
Em um esforço para se consolar, seja para se preparar para dormir ou para se livrar de uma situação específica, os bebês costumam esfregar as orelhas como forma de acalmar suas emoções.
Puxar a orelha é como tocar a campainha… é um alarme, um toque de despertar para ser confortado e tranquilizado. Então agora você sabe, da próxima vez que seu bebê puxar sua orelha, tente descobrir por que ele não está confortável.
3. Se ele agitar os braços quando for deitar…
Muitas pessoas notaram o hábito de alguns bebês de balançar os braços exatamente quando vão ser colocados no berço para dormir.
Significa: “Eu caio!”
Este reflexo, que geralmente desaparece após 3 ou 4 meses de idade, é muitas vezes uma resposta a uma perda repentina de suporte ou equilíbrio e faz com que o bebê caia.
Um bom truque para ajudar a evitar essa sensação e lhes dar maior equilíbrio, é envolver o bebê com a mão antes de dele deitar.
4. Se ele te ignorar…
Não se preocupe! Às vezes, os pais ou cuidadores ficam um pouco obcecados com a ideia de brincar continuamente e entreter seus filhos… Portanto, não é de se estranhar que um bebê (que se cansa muito antes um adulto) decide parar de brincar e voltar-se para a ignorância para deixá-lo descansar.
Portanto, não se preocupe se o pequenino não seguir o exemplo imediatamente … dê-lhe tempo e não o sobrecarregue!
Significa: “OK, já chega!”
Respeite a necessidade de descanso do seu bebê”. Tente fazer com que ele tire uma soneca, ou pelo menos leve-o para um quarto mais silencioso onde ele possa se acalmar e não ficar com muitos brinquedos.
Não se esqueça de que você e seu bebê precisam de uma pausa de vez em quando.
5. Se ele brinca com seu cabelo
Você gosta quando as pessoas brincam com seu cabelo? Mas, quando é um bebê que tem interesse em brincar com seus cabelos, ele quer passar uma mensagem muito especial…
Significa: “Eu gosto de você!”
Contanto que o bebê não esteja puxando seu cabelo, mas brincando com ele com cuidado, é um sinal encorajador.
É um comportamento que acalma, é apenas para comunicar o quão bem ele está.