Julianasoares

13 Plantas que atraem borboletas para o seu jardim

Se queremos manter um ambiente saudável em nosso jardim, a melhor maneira é plantar plantas nativas. Com isso, quero dizer usar plantas nativas da área onde você mora. Plantas que as diferentes espécies animais podem usar para abrigar, alimentar ou procriar.

Por exemplo, borboletas e beija-flores preferem alguns tipos de plantas a outros. Alguns são preferidos pela forma e cor de suas flores, outros pelo aroma que liberam ou por seu delicioso néctar. Portanto, se soubermos o que esses animais procuram, podemos atraí-los para o nosso pátio com mais facilidade.

1. Buddleja

Muito conhecida como Árvore-das-borboletas, como o próprio nome sugere, é um dos mais comuns para atrair muitas dessas espécies. Suas flores são geralmente de cor azul arroxeada e muito perfumadas, o que atrai borboletas de todos os tipos. A cor cinza de suas folhas pode ser usada para criar contrastes com outras plantas com folhas mais escuras no jardim.

Esta planta resiste bem à seca e ao calor, principalmente no verão e no outono, quando floresce principalmente. É recomendado para zonas climáticas entre 5 e 9. Plante em algum lugar com muito sol. Também pode ser cultivado em vasos.

2. Calêndula 

Esta é uma das plantas mais divertidas para jardins. Suas flores são muito vistosas e transforma qualquer jardim. Suas flores podem ser obtidas em laranja, amarelo e até mesmo em uma cor avermelhada intensa.

Elas são ótimas para plantar em vasos. Contanto que recebam um bom sol e tenham solo fértil, mas bem drenado, essas plantas florescem durante todo. 

São plantas muito boas para atrair diversos tipos de borboletas.

3. Lantana

Em climas tropicais e subtropicais, esta planta é muito fácil de manter. A lantana é uma família da verbena. Gosta de pleno sol e pode até resistir a secas.

Suas flores vêm em cores variadas e atraem borboletas, abelhas e beija-flor.

4. Lavanda

A lavanda dispensa apresentações, pois é uma das plantas mais utilizadas para criar fragrâncias e arranjos de flores. A lavanda é muito eficaz quando se trata de atrair borboletas para o jardim.

Esta planta se dá melhor em pleno sol, mas em solos bem drenados e um tanto arenosos. A lavanda resiste à seca. Hoje você pode obter variedades de lavanda com flores de cores diferentes.

5. Cosmos

Embora suas flores geralmente sejam bastante delicadas, essas plantas resistem bem ao sol, proliferando entre o verão e o outono. Essas plantas toleram até solos secos, pobres em matéria orgânica. Eles também não precisam de muita água e são muito eficientes em atrair de tudo, desde borboletas e pássaros de várias espécies.

Entre as cores mais comuns em suas flores estão o branco, o vermelho e o rosa, todas com o centro amarelo. Essas plantas ficam fantásticas quando plantadas em grupos de 6 ou mais.

6. Agapanthus

Agapanthus pode produzir flores brancas ou azuis. Elas parecem muito fofas quando colocadas nas bordas do jardim, pois suas flores crescem no final da haste da flor, dando alguns metros de altura. Elas são perenes e florescem melhor entre o verão e o outono.

Em relação ao solo, essas plantas preferem um pouco úmido, mas muito bem drenado. Você deve entrar em lugares mais quentes.

7. Flor Áster

Uma das vantagens desta planta é que cresce compacta e densa. Por isso, serve de enchimento para as áreas calvas do jardim. Esta é outra planta que floresce melhor entre o verão e o outono. Necessita de bom sol, rega moderada e solo bem drenado. A flor áster atrai borboletas de todos os tipos.

8. Girassol

O nome já diz, girassol. Isso significa que a planta gira em busca de luz solar. Prefere solos arenosos. Na verdade, esta planta pode crescer em quase qualquer lugar. Esta planta é forte e resiste bem à seca.

O ideal é plantar em locais onde o vento não bate forte, pois o peso das flores pode fazer com que o caule entorte ou parta ao meio. Para evitar isso, você pode colocar uma estaca que sirva de suporte. 

Se você nunca plantou, comece com algumas sementes, você verá como elas crescem com facilidade e rapidez. São boas plantas para crescer no meio do verão.

9. Penstemon

Suas flores são muito atraentes, tanto para borboletas quanto para os beija-flores. Essas plantas parecem ser um tanto delicadas, mas resistem a condições de calor e secas que muitas outras plantas não suportam.

Visualmente, parecem melhores quando plantadas em pequenos grupos. São recomendadas para os cantos do jardim, para os jardins rochosos e para os locais onde a água é escassa.

10. Azaleia

A azaleia adora solos ricos em matéria orgânica. Elas também gostam de solos bem drenados e locais com sol parcial.

Esta é uma planta que gosta do meio termo quando se trata de água, sol, calor e frio. Embora seja preferível manter o terreno um tanto úmido.

11. Sedum

Este é um tipo de planta muito bom para cobrir aqueles espaços difíceis no campo. Dependendo da variedade específica, suas folhas podem variar em cor, tamanho e textura. São plantas muito fáceis de manter, suportam até todo o tipo de calor e até épocas de seca.

Sedum precisa de um bom sol e permanecer em uma temperatura acima de 4°C. Quando o verão chega, essas plantas são forradas com belas flores que atraem borboletas e abelhas.

12. Estrela-do-egito

A estrela-do-egito produzem suas flores em pequenos ramos. Sua flores podem ser brancas, roxo, lavanda, vermelho ou rosa. Esta planta cresce melhor a pleno sol. Parecem delicadas, mas são plantas bastante fortes.

Suas flores estão entre as preferidas de borboletas e beija-flores.

13. Agastache

O que mais impressiona nessa planta é seu delicioso aroma de menta. Talvez seja por isso que está entre as favoritas de muitas espécies de borboletas e pássaros.

As flores têm uma bela cor azul, talvez um pouco arroxeada. São plantas muito fáceis de manter em quase qualquer tipo de terreno. Resiste bem às secas e ao intenso calor do verão.

Deixe um comentário