Julianasoares

8 Plantas que florescem o ano todo para deixar sua casa ainda mais alegre

Muitas pessoas não têm espaços de terra em suas casas e a única solução para o cultivo de plantas é cultivar em vasos. Existem milhares de plantas que podem ser cultivadas em vasos, mas algumas nunca florescem.

Hoje, te mostraremos 8 plantas que florescem mesmo plantadas em vasos. Mas para que a floração se mantenha ao longo do ano devemos ter os melhores cuidados.

8 Plantas que você sempre terá florindo

1. A planta coroa-de-Cristo

A coroa-de-cristo é uma excelente planta se pretende ter o seu vaso cheio de flores durante os 12 meses do ano. 

Esta espécie é muito cultivada nos jardins do mundo devido ao seu fácil cultivo e floração permanente. Ela só precisa crescer em climas quentes.

Deve ser regada apenas quando o solo secar completamente. O único inimigo desta planta é o frio; temperaturas abaixo de 5°C são mortais para ela.

2. Estrela-do-egito – Pentas lanceolata

Essas plantas são amplamente utilizadas hoje como plantas decorativas em jardins devido à beleza de sua floração. 

Estas plantas, se crescerem em terra, podem atingir um metro de altura, mas são perfeitamente adaptadas ao cultivo em vasos. A floração ocorre durante todo o ano, desde que sejam cultivadas em locais muito claros e quentes. 

Muitos projetos de biólogos que estudam borboletas usam essas plantas para alimentá-las porque suas flores se formam continuamente.

3. Sardinheiras

Essa planta é muito famosa no mundo da jardinagem e ocupam espaços em quase todos os jardins do mundo. Estas plantas são altamente resistentes e podem florescer durante todo o ano. 

Elas crescem perfeitamente em terra seca ou em vasos grandes. Para que a floração seja favorecida, devem ser cultivadas a pleno sol ou em locais muito claros, temperaturas acima de 20°C, ela precisa de matéria orgânica, boa drenagem e regas frequentes, evitando a secura absoluta do solo. 

Se dermos a essa planta todas as condições mencionadas acima, ela não para de florescer.

4. A planta Falsa Erica rosa

Esta espécie é amplamente cultivada por suas propriedades medicinais e floração permanente. Embora suas flores sejam bem pequenas, aparecem exuberantemente por toda a planta tornando-a muito bonita. 

Seu cultivo é bastante simples; Precisa crescer a pleno sol ou em locais bem iluminados, temperaturas acima de 20°C, terra rica em matéria orgânica e regas muito frequentes, evitando que o solo seque. 

Esta planta está perfeitamente adaptada para crescer em vasos, mas deve ter buracos no fundo para que a água possa escoar facilmente.

5. Beldroega

A beldroega é outra planta amplamente utilizada como uma erva medicinal e como uma planta decorativa. 

É uma espécie de suculenta muito resistente e sua floração nas regiões tropicais pode se estender ao longo do ano. Precisa crescer em climas quentes, onde as temperaturas estão acima de 20°C ao longo do ano, muita iluminação ou sol, solo perfeitamente drenado e irrigação 1-2 vezes por semana.

As cores e formas das flores podem variar dependendo da variedade. As flores mais comuns são as simples, embora raramente possamos encontrar flores duplas. 

A espécie Portulaca oleracea é utilizada na cozinha tradicional como legume e como planta medicinal no tratamento de algumas doenças do aparelho digestivo e urinário.

6. A Oxalis

Conhecidas como trevos em muitos lugares são pequenas plantas de interior ideais para o cultivo em vasos. Essas plantas requerem condições básicas de cultivo e, em climas tropicais, são capazes de florescer sem parar. 

Para que se desenvolvam e floresçam constantemente, precisam de climas quentes ao longo do ano, embora tolerem temperaturas abaixo de 15°C, irrigação 2 a 3 vezes por semana dependendo das temperaturas, e deve permanecer em locais pouco iluminados; não em pleno sol.

7. Aptenia cordifolia

Esta planta suculenta é amplamente utilizada como substituta da grama em muitos jardins, mas poucos sabem que ela se adapta perfeitamente ao cultivo em vasos e sua floração não é afetada.

O período de floração abrange todo o ano em climas tropicais porque o aparecimento das flores está intimamente relacionado à luz e à temperatura. Seu cultivo é básico; requer luz abundante ou pleno sol, tolera rega frequente (crescerá muito rápido) 1-3 vezes por semana dependendo da temperatura, requer climas quentes e boa drenagem.

Esta planta sempre estará em flor se você seguir os requisitos mencionados acima.

8. Dianthus

Os cravos são plantas amplamente cultivadas em todo o mundo para fins decorativos e comerciais. Atualmente uma das espécies mais cultivadas é Dianthus caryophyllus devido à quantidade de cores que podemos encontrar no mercado. 

O seu cultivo é moderadamente fácil e adapta-se perfeitamente ao cultivo em vasos. Eles só precisam crescer a pleno sol, temperaturas acima de 20°C, água de 2 a 4 vezes por semana, fertilizante a cada 15 dias nos meses mais quentes e uma terra rica em nutrientes.

Deixe um comentário