Se você deseja começar sua horta urbana para ter cebolas quando precisar, nós lhe ensinamos como cultivar cebolas, plantar em casa e aproveitar durante todo o ano.
Sem dúvida, um dos vegetais mais utilizados na culinária mexicana é a cebola: para carnes, molhos… e, claro, para dar o toque final em qualquer prato.
O problema é que há épocas do ano em que seu preço tende a subir, fazendo com que compremos menos quantidade ou, acabamos nem comprando. Para não perder aquele toque doce e aromático nos seus pratos, aprenda a cultivar cebolas, o melhor é que você pode plantar em vasos, por isso não é obrigatório ter uma horta.
Como cultivar cebolas em casa?
Além de ser um clássico na cozinha, a cebola é fácil de semear, bastando apenas sementes ou uma cebola, solo preparado, um vaso, paciência e cuidados básicos como manter a umidade e evitar o excesso de água.
Segundo os especialistas, a cebola pode ser cultivada praticamente o ano todo, pois há variedades para a primavera e o verão, além do outono e inverno. Da mesma forma, adaptam-se muito bem a vasos e floreiras, pois suas raízes não são muito profundas.
Existem basicamente 2 maneiras de cultivar cebola em casa: com sementes, que você pode comprar em qualquer loja de jardinagem e até nos supermercados, ou a partir de cebolas, basta procurar aquelas que têm parte da raiz.
Como cultivar cebolas a partir de sementes?
Você precisa:
- Um viveiro
- Sementes de cebola
- Solo preparado
- Vasos ou floreira para transplantar
1. Espalhe as sementes por todo o canteiro, que deve ter no mínimo 15 cm de comprimento e com boa drenagem de água e solo solto, não compactado; tenha cuidado para não exceder o número de sementes. Cuidado, não os enterre muito fundo, a profundidade deve ser no máximo três vezes o seu tamanho, caso contrário demora muito a germinar.
As mudas podem ser adquiridas em lojas de jardinagem, mas se for a primeira vez e você não quiser investir, pode fazer com as caixas de ovos e até com as cascas. Basta fazer buracos para drenar o excesso de água e adicionar solo preparado sem esmagar para que não se compacta.
2. Depois de plantar suas sementes, regue abundantemente; você deve manter o solo úmido para que eles sejam hidratados.
3. Entre 1 e 2 semanas depois, eles começarão a germinar. Assim que as mudas saírem, você pode transferir para um vaso ou jardim, também com solo fertilizado e solto. Corte as pontas das folhas e enterre 4 ou 5 cm, deixando uma distância mínima de 20 cm entre elas.
4. Mantenha-as hidratadas, ao sol e bem cuidadas, para que seja possível que você colha as primeiras cebolas após 2 ou 4 meses.
Como cultivar cebolas sem sementes?
Você precisa:
- Cebola com parte da raiz
- Terra preparada
- Pequenas pedras, folhas
- Vaso de flores ou floreira
Tudo que você precisa fazer é medir 2 dedos acima da raiz e fazer o corte.
Coloque as pedras e folhas no fundo do vaso. Encha o vaso com terra e, no centro, faça um buraco do tamanho do corte da cebola, cavando levemente; coloque a cebola, pressione levemente e sem cobrir com terra.
Regue para que o solo fique úmido, mas lembre-se de ter cuidado para não exagerar.
Graças a este método você pode conseguir algumas sementes para plantá-las, mas também é possível que lhe dê 3 a 5 cebolas.
Lembre-se que começar uma horta urbana não é impossível, além de ser uma tarefa relaxante. Aproveite!