Julianasoares

Por que os cachorros gostam de receber carinho na barriga?

Os cães têm muitas maneiras de nos dizer como se sentem. Uma das mais universais é deitar-se de costas para que possamos acariciá-los. Esse comportamento nos deixa curiosos e nos leva a nos perguntarmos: por que os cães gostam de receber carinho na barriga?

Embora possa não parecer, nossos companheiros caninos falam. À sua maneira, é claro. O latido e o grunhido mostram um estado de alerta ou desconfiança, enquanto o abanar do rabo é quase sempre um sinal de que se sente feliz.

Um cachorro de barriga para cima é um cachorro relaxado

Quando um cachorro se vira e adota essa postura, pode ser uma indicação de que está calmo, mas também que confia em nós. Você pensa que, ao deitar de costas, está expondo as partes mais macias e frágeis do seu corpo. É uma posição que ele raramente usaria se vivesse na selva e, ao fazer isso, ele está nos mostrando que fazemos parte de seu círculo íntimo.

Ao mesmo tempo, essa posição é interpretada como um estado oposto ao estado de alerta. Ou seja, não está se preparando para atacar. Em suma, não representa nenhum perigo ou agressividade para com os outros.

Por que meu cachorro gosta de ser acariciado na barriga?

Agora que sabemos o que essa postura significa, podemos começar a entender por que eles gostam tanto de carícias quando estão indefesos diante de nós. 

Um cachorro que nos mostra sua parte mais sensível está nos dizendo que gosta de nós, que não tem medo de nós. Resumindo, você quer dar e receber amor.

De acordo com a especialista em comportamento canino Susie Aga, os cães gostam do contato físico com membros de sua matilha. Isso, sem dúvida, pode ser extrapolado para as pessoas com quem vive e pelas quais sente um carinho especial.

Vários estudos confirmaram que muitos animais têm um tipo de neurônio ligado ao cabelo. Eles reagem positivamente às carícias, despertando uma espécie de prazer intenso. Outra pesquisa revelou que o ato de mimar um cão é tão bom para os humanos.

Identifique corretamente um sinal de calma ou submissão

O ato de rolar e deitar de barriga para cima não indica apenas um estado de calma, mas você está em uma posição de submissão. Nessa situação, acariciar sua barriga pode não ser uma boa ideia. Embora eles não reajam com violência, você pode aumentar o nível de estresse deles. Alguns sinais que você decidiu submeter são:

  • Orelhas para trás.
  • Olhos estreitados ou arregalados, mas não olhando para você.
  • Bocejando ou esticando os lábios em uma espécie de careta.
  • Às vezes, eles podem liberar pequenos fluxos de urina.
  • A aparência geral do seu corpo é mais tensa do que relaxada.

Se você mora com mais de um cachorro em casa ou se ele brinca com outros cães no parque, a linguagem corporal deles pode ter outro significado.

Mas… e se o cachorro não gosta de ser acariciado na barriga?

A sugestão dos especialistas é que você sempre deixe o cachorro decidir se quer ser acariciado naquela parte do corpo ou não. A socialização dos filhotes os deixará mais expostos ao contato humano, portanto, um cão socializado será mais receptivo.

Nem pense que um cão não confia em você porque não se deixa acariciar. Não tem nada a ver. Dependerá da personalidade do cão, de como foi educado, de sua relação com os membros da casa e de muitos outros fatores. Não é nem mais nem menos do que uma escolha individual de seu parceiro. E, como tal, você deve respeitá-lo.

Em sua experiência pessoal, seu cão gosta de ser acariciado ou é um pouco reservado? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário