Não há nada mais satisfatório do que cultivar sua própria comida. Se você ainda não experimentou essa experiência, compartilhamos aqui todas as informações de que você precisa para começar.
Hoje em dia, muitas pessoas em todo o mundo tomam a decisão de cultivar seus próprios vegetais, verduras e frutas. É por isso que lhe dizemos quais são as melhores plantas para ter uma horta em casa!
Como fazer a própria horta em casa?
Para ter sua própria horta em casa, você só precisa das informações corretas para dar o primeiro passo, e conhecer algumas dicas para realizar as atividades de plantio e, claro, de colheita.
Outra coisa importante que você precisa ter em mente é que cultivar sua própria no início requer muita dedicação e muito tempo, mas quando as plantas crescerem isso diminuirá consideravelmente.
O que você precisa para começar sua horta em casa?
Qualquer pessoa tem a possibilidade de desenvolver a própria horta em casa, e não é necessário ter um grande espaço. Portanto, se você tiver um pequeno espaço na varanda ou alguns vasos pendurados no muro, será mais do que suficiente. Você só precisa ter três coisas:
Um vaso ou recipiente para colocar a terra: se vive numa pequena casa ou num apartamento, pode fazer a horta com gavetas, vasos pequenos ou médios, cestos e ainda pode usar recipientes velhos. Você só precisa de um pouco de criatividade para usar qualquer objeto.
Com 40 cm de profundidade é suficiente para que as plantas desenvolvam suas raízes corretamente e tenham um bom crescimento. Mas lembre-se que os recipientes devem ter orifícios na base para favorecer a drenagem.
Composto e solo: para que as plantas recebam todos os nutrientes de que precisam para o seu desenvolvimento.
Mudas ou sementes: você pode escolher qualquer uma das duas opções, mas as mais recomendadas são as sementes de origem orgânica.
Plantas para uma horta em casa:
Agora que você sabe o que precisa para fazer sua própria horta, o que deve fazer neste momento é escolher as plantas que irá cultivar. A variedade de frutas, legumes e verduras é grande, mas nem todas podem ser cultivadas no mesmo clima, por isso vamos citar quais são as plantas mais recomendadas para uma horta.
Tomates
Entre as plantas mais populares para o cultivo doméstico estão os tomates. Embora seja uma fruta, pessoas em todo o mundo cultivam esta planta como legume para preparar uma infinidade de alimentos, mas não só isso, também é muito simples de cultivar.
Se você cultivar seus próprios tomates e comparar seu sabor com um que você comprou no mercado, notará que eles têm um sabor muito diferente porque são de origem orgânica. É um alimento que oferece muitas vantagens para a sua saúde, pois contém muitos nutrientes, como fósforo, potássio, vitaminas A, C, vitamina E e antioxidantes.
É preciso lembrar que o tomate exige um local com muita luz e uma irrigação com pouca água, sendo recomendado que seja duas vezes por semana. Além disso, ao colocá-los no solo deve-se fazê-lo profundamente, pois suas raízes são bastante longas. No que diz respeito às folhas, é importante que evite que toquem no solo, caso contrário podem desenvolver doenças.
Pimentas
Esta é uma das plantas perfeitas para crescer em climas quentes, pois tem grande sensibilidade ao frio.
Tal como acontece com o tomate, a pimenta requer um local com muito sol. O ideal é semear com sementes e a uma distância entre cada planta de aproximadamente 40 cm. Claro, você deve regar essas plantas constantemente. Depois de cultivar as frutas, você desfrutará de todos os nutrientes que elas têm a oferecer.
Pepino
O pepino é um excelente companheiro de saladas, como você bem sabe, e nada melhor do que ter seu próprio cultivo.
Para semear, é recomendável usar sementes. Necessita de um clima bastante quente, embora atinja um maior desenvolvimento quando as temperaturas são bastante elevadas. Portanto, esta é uma planta bastante sensível ao frio.
Quanto ao solo, ele precisa de profundidade suficiente para a produção de raízes e um solo solto, além do fato de ter que oferecer matéria orgânica suficiente, pois a alimentação e a rega devem ser frequentes.
Cebola
A cebola é um alimento utilizado para preparações múltiplas, das quais é consumida desde o bulbo até às folhas. É considerada uma das hortaliças mais importantes do mundo.
É uma planta que cresce muito bem em temperaturas quentes, mas tolera baixas temperaturas. Da mesma forma que acontece com as plantas que mencionamos, a cebola precisa de muita luz solar.
O melhor é semear em solo solto e com muita matéria orgânica. Para o seu cultivo, existem várias maneiras pelas quais você pode plantá-los. A primeira é por semeadura direta com sementes, a segunda é por transplante com pequenas mudas e a terceira é por plantio de pequenos bulbos.
Cenoura
Também faz parte das plantas mais simples de cultivar e, como você bem sabe, tem muitas propriedades benéficas para a saúde. No caso da cenoura, você deve se concentrar em manter o solo úmido, mas quando você perceber que elas começaram a crescer, pode distanciar um pouco as regas.
Ao contrário das plantas que mencionamos, a cenoura precisa de um clima frio para seu desenvolvimento. Você precisa de um solo com muita matéria orgânica e com drenagem suficiente. Mas também deve estar localizado em uma área com bastante iluminação.
Existem duas maneiras de cultivar cenoura, por meio de sementes ou usando a parte superior da cenoura que você vai comer. As sementes sempre serão recomendadas, mas no caso de não serem colhidas pode-se cortar a parte superior da cenoura e colocá-la para germinar na água, para depois transferi-la para o solo.
Espinafre
Dentre as plantas que mencionamos, esta é sem dúvida uma das mais recomendadas quando você tem muito pouco espaço, mas lembrando que cada uma das plantas deve estar separada por pelo menos 30 cm.
É uma planta que necessita de um solo com muita umidade, embora seja capaz de tolerar qualquer tipo de solo, desde que contenha muita matéria orgânica. Quanto às necessidades de luz e temperatura, deve-se ficar em um local bastante fresco e sem receber tanto sol.
Alho-poró
Sendo uma família da cebola, o alho-poró é um alimento que com certeza você vai querer cultivar na sua horta. São plantas que precisam de sol, adaptam-se muito facilmente a qualquer clima e acima de tudo, têm muita resistência ao frio.
O solo que você escolheu para plantar o alho-poró deve ser muito solto e com matéria orgânica suficiente. Lembre-se que a umidade é importante para o desenvolvimento da planta, evite solos compactado ou duro.
O alho–poró é cultivado com muita facilidade, pode-se optar por adquirir pequenas mudas para transplantar ou pode-se cortar as raízes de um alho-poró que se queira cozinhar, que deve colocar para germinar previamente na água para que germine antes de colocar no solo.
Manjericão
O manjericão é um excelente tempero para molhos ou mesmo para a preparação de saladas. Mas além disso, se você plantar manjericão poderá desfrutar de seu delicioso aroma e servirá como repelente de moscas e também para afastar outros insetos.
Plantar manjericão não é muito difícil, já que se pode fazer a partir das sementes ou estacas. Eles não precisam de muito espaço para se desenvolver. Claro, você deve fornecer a eles um local com luz suficiente e composto como matéria orgânica para se alimentar. Outra dica é a umidade do solo, pois se estiver seco pode ser prejudicial à planta e a colheita terá baixíssima qualidade nutricional.
Se o seu espaço for muito limitado, cenoura, espinafre, manjericão, alho-poró e cebola são as plantas mais adequadas. Uma ótima ideia é plantar tomates em vasos suspensos, você evitará os danos causados pelo contato com o solo e eles ficarão muito bonitos. Como você pode ver, basta usar um pouco a imaginação com as coisas que tem em casa.