Julianasoares

Como plantar um pé limão em casa? Passo a passo

Hoje vamos aprender a cultivar em casa um dos frutos que é um dos mais versáteis e ricos de todos, o limão, vou tentar te ensinar tudo o que sei de forma fácil e simples sobre os métodos de germinação da semente!

Os limoeiros são importantes em qualquer horta, quintal ou jardim aberto, têm um refrescante aroma cítrico quando crescem e frutificam, além disso, se adaptam muito bem ao espaço disponível e podem ser cultivados em vaso ou no solo.

Abaixo vamos ver como plantar limoeiros com eficiência!

Como germinar e semear sementes de limão?

como germinar uma semente de limão

Um dos dois métodos de cultivo do limoeiro é através das sementes encontradas na fruta e é o método preferido para o plantio de limões em vasos. Siga as etapas a seguir:

1. Pegue as sementes 

Como os limões se espalharam por praticamente todas as partes do mundo com clima tropical ou mediterrâneo, não é incomum encontrar variedades de todos os tipos. 

Vamos buscar sementes frescas, de preferência de safra recente e de áreas próximas para não ter problemas de crescimento devido ao clima.

2. Seque as sementes

Lave muito bem as sementes depois de extraí-las do limão com muito cuidado, para que não fiquem resíduos de polpa. Feito isso, vamos secar com a ajuda de um papel absorvente.

3. Mergulhe as sementes na água

Para ajudar na germinação, vamos mergulhar as sementes em um copo d’água.

4. Prepare um vaso ou canteiro

Vamos preparar em um vaso ou canteiro. Em casos extremos, envasamento solo enriquecido com conteúdo orgânico (solo preto).

5. Semear

Vamos plantar o broto de limão no vaso, sempre lembrando da ponta para baixo, fazendo um buraco de pelo menos 1cm, com o auxílio do dedo ou qualquer ferramenta de jardinagem. Regamos moderadamente para umedecer o solo.

6. Regue a terra quando secar

A terra deve ser umedecida quando estiver muito seca e colocaremos o vaso ou canteiro em local com muita luz, embora nas primeiras fases de crescimento seja melhor não expor diretamente ao sol, pois a muda pode queimar.

Uma vez que a planta apresente as duas primeiras folhas e tenha cerca de 10 ou 15cm, está pronta para ser plantada no solo definitivo.

Cuidados com o limão:

Existem vários pontos a ter em mente ao cuidar de um limoeiro em casa:

Irrigação:

O limoeiro é regado apenas quando a terra está completamente seca, normalmente adicionamos água uma vez por semana e aumentamos para 3 vezes quando se aproximam as estações mais quentes, pois o solo seca rapidamente.

Pragas e doenças:

Esta árvore é muito resistente a doenças, mas vulnerável a pequenas pragas como pulgões e principalmente formigas. É melhor ter um inseticida de jardim disponível se essas doenças atacarem, embora, felizmente, sejam fáceis de identificar.

Poda:

O limoeiro é muito pouco podado durante o ano. Em áreas tropicais, é melhor esperar logo após a colheita total para fazer uma poda abundante.

Colheita:

Os limoeiros cultivados com sementes levam entre 3 e 4 anos para poder perceber as primeiras colheitas.

Deixe um comentário