A seguir ensinaremos como semear, cuidar e colher alho, o crescimento é lento, mas a espera valerá a pena.
Hoje, mostramos como semear, cuidar e colher uma das estrelas da comida dos brasileiros: o alho.
Semeando o alho
É uma planta bastante versátil, pois podemos plantar em solo direto ou em vaso ou recipiente de pelo menos 10 cm de profundidade.
Quanto ao solo, deve estar, como quase sempre, bem fertilizado, embora não excessivamente e solto. Dois dos nutrientes que mais ajudam o alho no seu desenvolvimento são o potássio e o fósforo.
Do alho vamos tirar vantagem dos dentes externos, de preferência do alho semente, mas um pouco da mercearia também pode funcionar. Cabe esclarecer que para cada dente semeado obteremos uma cabeça.
Para plantar os dentes, basta enterrá-los cerca de 2-3 cm e cobrir com terra sem pisar. Por sua vez, semeamos a uma distância de 10-15 cm um do outro.
Depois de enterrados, recebem uma primeira rega suave e, a partir desse momento, demoram cerca de 2 semanas apenas a germinar.
Cuidado de alho:
Irrigação
O alho tende a apodrecer facilmente, por isso a rega deve ser moderada a pouco em caso de chuva. Mas se você for de uma área seca, regar moderadamente todas as semanas será mais do que suficiente.
É muito importante que o solo onde o alho é plantado não fique empossado e que você não coloque fertilizante em excesso.
Também temos que remover as ervas daninhas que crescem ao redor do alho.
Corte de flor
No início ou no meio da primavera, os caules com uma flor aparecerão. Se deixarmos a flor crescer, o alho vai mobilizar todos os nutrientes para ela e vai “desprezar” o tamanho do bulbo, então vamos cortá-lo.
Depois, com uma das mãos seguramos firmemente o talo do alho, para evitar que se solte do solo e com a outra puxamos o talo da flor e este vai ser cortado.
Para ser mais preciso, quando o tubo floral atinge os 15 cm é hora de arrancá-los.
Alho com nó
Quando as folhas atingem uma boa altura, é hora de amarrá-las, pois precisamos que as folhas sequem e comece a mobilizar os nutrientes em direção ao bulbo para que ele se desenvolva bem. A técnica consiste basicamente em fazer um nó comum na base do caule.
A data em que isso é feito é meados de setembro ou outubro, depende de quando tivermos semeado e, é importante fazer quando o caule não estiver molhado, seja pela chuva ou pela irrigação.
Colheita de alho
Passarão duas ou três semanas após o nó do alho, quando o caule começa a secar. Para retirar a cabeça do alho sem danificá-la, basta “erguer” o solo a uma distância segura da cultura.
Retiramos as raízes ou folhas podres e deixamos secar ao sol por dois dias para evitar que apodreçam mais tarde. Ressalta-se que se chover, não devemos deixá-los na chuva, mas sim transferir para um local seco e pousar sobre qualquer tipo de papel absorvente.