Aqui estão 10 dos muitos benefícios que o ‘rei das estrelas’ trás para a nossa saúde:
- Propriedades terapêuticas em algumas doenças dermatológicas devido ao seu efeito antiinflamatório.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Psoríase: a exposição ao sol por um período muito curto de tempo, 10 minutos é o suficiente, favorece a cicatrização das lesões. O mesmo acontece em algumas dermatites.
- Ajuda o organismo a gerar vitamina D. Quando a pele recebe radiação ultravioleta, gera vitamina D, esta será metabolizada nos rins para se transformar na sua forma ativa e, desta forma, contribuir para a absorção e depósito do cálcio nos ossos. Além disso, a vitamina D é essencial para a mineralização dos ossos e dentes.
- Ajuda a prevenir e controlar a acne.
- Mais defesas para o nosso corpo, pois aumenta o número de células brancas do sangue em suas duas linhas, neutrófilos e linfócitos.
- Ele metaboliza o colesterol. Isso nos ajuda a diminuí-lo.
- Pressão arterial: à medida que as artérias se dilatam, a quantidade de sangue concentrada nos órgãos diminui. Isso reduz a pressão arterial, o que é ótimo para quem tem hipertensão.
- Os raios ultravioleta regulam a produção de melatonina, um hormônio que ajuda a definir os ciclos do sono. A luz solar reduz seus níveis, o que ajuda você a se sentir mais acordado.
- Benefício para o nosso estado de espírito, pois promove a síntese da serotonina, uma substância relacionada ao bem-estar.
E os perigos…
Mas, nem tudo é rosa; Porque, assim como nos dá calor, abrigo e como vimos vários benefícios para a saúde, a exposição solar constante e indiscriminada também pode ser causa de doenças e lesões, principalmente dermatológicas, a partir de uma ligeira irritação da pele e envelhecimento precoce devido a uma destruição do colágeno.
No entanto, existem medidas muito boas que podemos tomar para evitar as terríveis consequências da exposição ao sol. Principalmente para os pais, é criar um bom hábito de exposição, ou seja, as crianças estão desenvolvendo um hábito com relação à exposição ao sol então limitar é uma boa forma de cuidar deles, além de orientar os adolescentes a evitar o uso de camas de bronzeamento.
Evitar a exposição direta ao sol é a maneira melhor e mais fácil de evitar o desenvolvimento de doenças de pele, sejam tumores benignos ou malignos da pele.
Por fim, mas não menos importante, o uso de protetor solar é fundamental em termos de cuidados com a pele, mas não basta aplicar uma vez ao dia, pois a composição destes é afetada por diversos fatores como tempo, transpiração, água, etc. Por isso o uso de protetor solar deve ser a cada 3-4 horas durante o dia.
Seja grato por poder aproveitar mais um dia de sol.