Dizem que o cheiro é um dos gatilhos emocionais mais poderosos que existem. O cheiro pode nos despertar fome ou evocar memórias e pessoas. Todo mundo gosta de usar uma roupa cheirosa e limpinha.
Mas infelizmente, muitas vezes abrimos nosso armário com as melhores expectativas e o que encontramos é aquele cheiro desagradável de armário fechado ou de mofo. E há poucas coisas mais desanimadoras do que ter que voltar a lavar roupas limpas que você queria usar porque cheiram mal. Se você sofre com esse problema, vamos te ajudar a resolver!
O primeiro passo: Lave bem
Ao tentar deixar nossas roupas cheirosas, podemos cometer o erro de colocar muito sabão ou amaciante de roupas na máquina de lavar. Esses excessos às vezes não são eliminados de forma adequada se utilizarmos programas curtos que não tenham um enxágue muito completo ou com temperaturas baixas.
Com o tempo, todos esses resíduos podem ser a fonte do mau cheiro. Além disso, muitas bactérias se acumulam em toalhas e capas de almofadas e devem ser lavadas a pelo menos 50ºC.
Cuidado com o cesto de roupa suja!
É outra grande fonte de problemas. Não podemos colocar roupas molhadas lá. Toalhas ou roupas esportivas devem ser lavadas imediatamente após o uso ou deixadas secar antes de serem colocadas com outras roupas na cesta.
Lavar a máquina de lavar
Se existe a possibilidade da máquina de lavar ser a fonte do cheiro, tem que fazer uma limpeza meticulosa em cada canto da máquina de lavar. Em seguida, prepare uma longa lavagem à temperatura máxima adicionando 3/4 de litro de vinagre branco ao compartimento de sabão.
4 Dicas para evitar que suas roupas fiquem com mal cheiro:
1. Nunca deixe roupas na máquina de lavar:
Sempre remova as roupas da máquina de lavar após a lavagem e sempre que o tempo e espaço permitirem, tente pendurar roupas brancas ao sol: é um desinfetante natural.
Desde que as roupas não desbotem, é claro. É especialmente adequado para toalhas. Expor ao calor da secadora também é uma opção.
2. Antes de guardar as roupas certifique-se de que estão completamente limpas
Este é outro dos problemas mais frequentes… Revise bem todas as roupas antes de dobrá-las e colocá-las no armário.
Não estamos exagerando, uma peça úmida na gaveta contaminará as outras. Certifique-se de que o bolso, os elásticos, as golas, os punhos e as bainhas estão secos. Os Jeans podem ser uma provação, eles podem começar a cheirar a mofo antes de terminar de secar. Se você não tiver uma secadora, use um secador de cabelo ou ferro para secá-los completamente.
3. Não coloque roupas sujas no armário
Se você tirar uma peça de roupa que vai reaproveitar, como um jeans ou uma camisa que usou pouco tempo, é sempre melhor deixar sair o ar do armário. O próprio armário, como o nosso quarto, também precisa ser arejado. Portanto, deixe aberto de vez em quando.
4. Esvazie todo o armário e limpe bem
Você pode usar suco de limão, vinagre de maçã ou óleo essencial da árvore do chá diluído em água para desinfetar e depois ventilar e deixar secar bem.
Se os problemas de umidade são pequenos, existem truques caseiros que você pode tentar neutralizar o cheiro de fechado: coloque alguns grãos de café em saquinhos ou pequenos recipientes, por exemplo.
O bicarbonato de sódio também neutraliza os odores, e o sal grosso retém a umidade, assim como o arroz. Mas essas soluções são para pequenos problemas: se há áreas danificadas pela umidade, geralmente é preciso tomar outras medidas mais drásticas.