Se você é um amante da boa forma ou está simplesmente procurando uma alternativa mais saudável para suas refeições, você vai adorar esta farinha.
Você já deve ter ouvido falar da farinha de coco, uma das mais populares nos últimos anos e que continua a ganhar cada vez mais popularidade devido aos muitos benefícios para a saúde que esta farinha pode proporcionar, mesmo sendo uma farinha.
A farinha de coco é feita de coco, é claro e tem um sabor e cheiro muito marcante de coco, também é doce, mas não tanto para que suas receitas não sejam afetadas, pelo contrário, você deixará suas refeições muito mais saborosas e saudáveis.
O coco está na moda e agora até na farinha o encontramos e é uma opção muito boa para os amantes do mundo fitness, pois é o substituto ideal da farinha de trigo e para fazer preparações deliciosas.
Esta farinha nutre 100% por ser 50% fibra alimentar e o restante são proteínas e minerais, também é pobre em carboidratos e amidos, ao contrário de outras farinhas, o que a torna mais saudável e também, outras características se destacam:
- É uma boa alternativa à farinha de trigo, sem glúten e sem lactose.
- Contém cerca de 45% de fibra, por isso favorece o trânsito intestinal.
- É rico em gorduras boas, contém um ácido graxo chamado ácido láurico, que não é prejudicial à saúde cardiovascular e também aumenta os níveis de colesterol bom.
- Uma menor quantidade desta farinha é necessária para cozinhar, o que compensa seu preço mais alto do que a farinha de trigo.
- É adequada para veganos.
Esta farinha é obtida ralando-se a polpa de coco completamente seca para se obter o seu resultado final, uma farinha de textura fina semelhante às farinhas de cereais apenas com sabor e cheiro a coco e uma doçura particular mas natural e leve que não mudará o seu receitas.
Entre os benefícios da farinha de coco estão os seguintes:
1. Rica em fibras: Como mencionamos, a farinha de coco tem 50% de fibra, entre 45 e 60 gramas por 100 gramas do produto, o que a torna melhor do que farelo de trigo, chia, linhaça, farelo de aveia e ameixa. Esta farinha ajuda a melhorar o trânsito intestinal, reduz o colesterol e ajuda a se sentir saciado por mais tempo.
2. Contém oligoelementos: É rica em selênio que ajuda a eliminar os radicais livres. Com apenas 10 gramas desta farinha já dá 21%, o recomendado por dia para um adulto. O manganês também está presente como vitaminas B8, C, B1, todas elas para combater os radicais livres. O ferro também está presente e nas quantidades exatas por dia.
3. Contém ácido láurico: Este ácido é um estimulante do nosso sistema imunológico e da glândula tireóide, acredita-se até que suas propriedades antimicrobianas auxiliam no HIV, herpes e sarampo.
4. Rica em proteínas: Em duas colheres de sopa desta farinha você já consegue obter pelo menos 5 gramas de proteína e a gordura desta farinha ativa o seu metabolismo e você não acumula gordura, mas sim queima calorias.
5. Não contém glúten nem colesterol: Se você é intolerante ao glúten, pode consumi-la, é rica em proteínas e 8 dos aminoácidos essenciais que existem. Seu índice glicêmico é baixo, só tem 35. Não contém açúcares rápidos em grandes quantidades como outras farinhas, o que a torna perfeita para quem quer emagrecer e diabéticos.
Sem dúvida, esta farinha fará com que você se sinta saudável.