A planta arruda, cujo nome científico é Ruta graveolens, tem vários usos medicinais e curativos, que se conferem pelas suas propriedades medicinais. Os princípios ativos ou óleos essenciais desta planta são encontrados principalmente em suas folhas.
Portanto, para aproveitar as propriedades medicinais dessa planta, será necessário o uso de suas folhas. A arruda tem propriedades digestivas, o que significa que facilita os processos digestivos, pois estimula a função biliar.
A arruda tem propriedades medicinais anti espasmódicas, por isso é muito útil no tratamento de cólicas estomacais, da mesma forma que no tratamento da diarreia. Nestes casos, o melhor é consumir infusões de arruda.
A arruda possui propriedades emenagogas, por isso serve para reduzir os desconfortos causados pela menstruação. O consumo de arruda reduz as dores de cabeça e a sensação de irritabilidade. Também é usado em casos de amenorréia.
Devido às suas pequenas propriedades sedativas, a arruda é utilizada para reduzir a sensação de dor em pancadas ou feridas. Além disso, as infusões desta planta reduzem a ansiedade e o nervosismo.
Propriedades medicinais da arruda:
Benefícios de cura da arruda:
A planta arruda tem várias aplicações curativas, que são causadas pelas propriedades medicinais deste arbusto. A arruda tem excelentes propriedades digestivas. Por outro lado, é uma excelente planta para revitalizar o funcionamento do sistema circulatório.
A arruda tem pequenas propriedades sedativas e propriedades antiespasmódicas.
Os principais benefícios curativos da arruda são:
* Como digestivo, a planta da arruda estimula a função biliar, facilitando os processos digestivos. Por aumentar a bile no corpo, gera maior proteção ao fígado. É amplamente utilizada no tratamento de vários distúrbios digestivos.
* A arruda é antiespasmódica, por isso é recomendada para o tratamento de cólicas estomacais, bem como em situações de diarreia, tanto em crianças como em adultos.
* A arruda é amplamente utilizada para promover o funcionamento do sistema circulatório, também gera uma ação tonificante das artérias.
* Esta planta tem propriedades emenagogas, por isso ajuda a reduzir os problemas causados pela menstruação.
* A planta arruda, principalmente suas folhas, possui pequenas propriedades sedativas que podem ser utilizadas para aliviar as dores causadas por pancadas, bem como para reduzir a ansiedade ou o nervosismo.
Chá de arruda:
A arruda possui diversos usos terapêuticos devido às suas propriedades medicinais. Uma das melhores maneiras de aproveitar essas propriedades é consumindo infusões de folhas de arruda. Devido às propriedades digestivas que a arruda possui, consumir infusões ajuda a resolver problemas como prisão de ventre ou distúrbios digestivos em geral.
Para melhor aproveitar as infusões de folhas de arruda, recomenda-se consumi-las após as refeições. O chá de arruda é muito útil no tratamento de cólicas ou espasmos estomacais, também é altamente recomendável consumir em caso de diarreia, graças às propriedades antiespasmódicas que a arruda possui.
Os chás de folhas de arruda são usados para aliviar o desconforto causado pela menstruação. Beber chás desta planta reduz as dores de cabeça, bem como a sensação de irritabilidade e inchaço da barriga. Os chás de arruda são usados para tratar casos de amenorréia.
A arruda possui pequenas propriedades sedativas, por isso as infusões desta planta podem ser muito úteis no tratamento de pequenos distúrbios nervosos, bem como problemas de ansiedade.
As infusões de arruda são preparadas fervendo um litro de água com cerca de 10 folhas desta planta. Depois de ferver, deixe descansar por 5 minutos e coe. Não é aconselhável abusar do consumo desta infusão, pois pode gerar efeitos colaterais.