Disciplinar nossos filhos não é fácil. Para muitos pais, é um dilema. Por um lado, existe o perigo de ser permissivo demais, porque ninguém quer criar filhos mimados. Por outro lado, existe o medo de controlá-los excessivamente, pois não queremos ser tão duros a ponto de criar filhos medrosos, tímidos e tristes.
Aqui estão algumas dicas que vão te ajudar a criar filhos bem comportados sem passar dos limites:
1. Estabeleça limites claros e simples: os pais devem pensar que ao estabelecer regras, não devem deixar dúvidas e, assim, evitar algumas discussões posteriormente.
2. Quando impor uma regra, cumpra custe o que custar: de acordo com estudos, já aconteceu com todos os pais que eles permitiram que seus filhos comessem apenas um biscoito, mas depois de um tempo eles comem outro e outro.
Antes de agir e estabelecer as regras, é melhor pensar no efeito de longo prazo das ações, pois, ao mudar as regras, a criança aprende que sempre que os pais dizem que “não” eles podem mudar de ideia.
3. Não se entregue aos seus apelos: esta regra consiste em que, uma vez que os pais dêem o braço a torcer, ensina ao filho que chorar serve para tudo.
4. Faça com que o seu filho o convença: se o seu filho quer ver televisão, exija um bom motivo para permitir. Um exemplo é que, se ele quiser assistir ao seu programa favorito, ele deve explicar que terminou o dever de casa e arrumou o quarto.
5. Exigir que cumpram as suas obrigações antes de brincar: os pais não fazem um favor aos filhos sendo muito permissivos, pelo contrário, se exigem que os filhos cumpram as suas tarefas e obrigações, os filhos desenvolvem melhor a sua capacidade de tolerância.
6. Não tenha medo de decepcioná-lo: o pior para uma mãe ou para um pai é ver o filho chorar, mas isso não significa que devam ser condescendentes com ele em tudo. Além disso, estudos indicam que, ao aprender a aceitar pequenas decepções, seu filho desenvolverá mecanismos importantes que o ajudarão a lidar com situações de estresse emocional posteriormente.
7. Deixe-o se esforçar para conseguir o que deseja: muitos especialistas concordam que estragar as crianças torna as coisas muito fáceis para eles e com isso os ensinam a não lhes dar o devido valor.