Julianasoares

10 Filmes de terror na Netflix que não deixarão você dormir

A Netflix tem um extenso catálogo de filmes de terror que mostram o lado negro da mente humana.

“Quem domina a mente, domina tudo.” É justamente a psique humana que sempre despertou interesse na maioria dos ramos de estudo, principalmente na psicologia, uma vez que a humanidade enfrentou comportamentos e ações incompreensíveis e totalmente aleatórios, e enquanto isso continuar a acontecer, os estudos da mente continuarão.

Por alguma razão, todos esses temas se tornaram algo de interesse para o público comum. Felizmente, a Netflix tem uma seleção de filmes que refletem os lados sombrios da mente humana. Aqui estão alguns deles:

1. The Invitation (O convite) – (2015)

O que parece um jantar para amigos que não se vêem há muito tempo, aos poucos se transforma em uma noite cheia de momentos estranhos e um clima pesado, principalmente quando um convidado que ninguém conhece aparece e começa a falar sobre o perdão e a transição.

Em geral, o que os protagonistas enfrentam é uma seita com planos coletivos de suicídio. Para os psicólogos, o comportamento desses “líderes intelectuais” é extremamente interessante, ainda mais com o fenômeno de empatia que eles geram nas massas.

2. Hush (2016)

Uma escritora surda-muda se isola em uma cabana na floresta para terminar seu próximo livro com calma, até que um estranho chega à sua porta e a espreita com a intenção de matá-la. 

Nos Estados Unidos existem centenas de casos em que assassinos agem sem motivo aparente, apenas pelo simples fato de que querem. Esse fenômeno continua a ser estudado por criminalistas que buscam um padrão para solucionar futuros casos. 

3. The Gift (2014)

Um casal acabou de se mudar para um bairro tranquilo, ou assim eles pensam até que um homem estranho aparece se passando por um antigo colega de escola. Com a ideia de que o conhecem, eles o convidam para sua casa sem saber que sofreram gravemente por isso. 

As fixações e obsessões mentais costumam ter uma origem obscura relacionada à infância. Esse tipo de mente com tendência ao comportamento obsessivo será um estudo de caso para a psicologia, uma vez que cada um responde a padrões diferentes. O assustador é como uma simples obsessão se espalha para o assassinato.

4. Um Contratempo (2016)

Adrián parece um homem calmo, vítima de paixões e com uma infidelidade para se esconder. No entanto, conforme o filme se desenrola, ele descobre sua verdadeira personalidade, uma mente maquinadora de intrigas e encobrimentos para salvar sua própria pele. 

Mentes inteligentes ou acima da média trabalham com um mecanismo diferente, que para os estudos psicológicos é objeto de estudo em termos de capacidades e funções cerebrais, além de terem percebido que isso afeta sua personalidade.

5. Regressão (2015)

Ângela se mostra ao mundo como vítima de pessoas monstruosas que colocam sua vida em perigo. Seitas satânicas, adoradores do demônio que sacrificam pessoas e bebês… 

Ao longo do filme você percebe que pessoas como Ângela são a causa dos terríveis rumores que mataram nações como os ciganos ou coisas como as seitas satânicas e bruxas. Esses fenômenos são referentes à psicologia social.

6. Quebrando a Banca (2008)

Um grupo de jovens talentosos vem a Las Vegas para conquistar os cassinos e seus melhores jogadores de Black Jack. 

É estrelado por Jim Sturgess, Kevin Spacey, Colin Angle, Kate Bosworth, entre outros. O filme é inspirado na história real da equipe de Blackjack do Massachusetts Institute of Technology. 

7. Inside (2016)

É um remake do filme francês À l’intérieur” em que uma mulher grávida é assediada por outra mulher que tenta tirar seu filho ainda por nascer.

Segundo a psicologia, algumas mães vivenciam certo tipo de psicose relacionada ao parto e ao controle da vida. Esta doença não é muito comum, mas pode ser letal, como foi demonstrado por estudos de caso e é assim que é tratada neste filme. 

8. Hush (1998)

Um casal se muda para a casa de sua mãe quando ela fica grávida e precisa de cuidados. A princípio tudo vai bem e a convivência se desenvolve naturalmente, porém, logo são descobertas as intenções da mãe, que tem um complexo de Édipo não resolvido com uma possessão doentia e controladora sobre a vida do filho.

Este tipo de síndromes, como o complexo de Édipo ou o complexo Elektra, foram tratados ao longo da história como um lado oculto e inexplicável da mente humana. 

9. Cam (2018)

O roubo de identidade é um dos problemas com os quais a sociedade tem lidado recentemente. Com a chegada da tecnologia, das redes sociais e dos hackers, muitos problemas mentais surgem. 

Neste filme, a protagonista sofre um roubo de identidade que acaba quebrando sua estabilidade mental e emocional, algo muito comum nos últimos anos. 

10. Inception (A Origem) –  (2010)

Um mestre dos sonhos entra no subconsciente das pessoas para moldar seus pensamentos. Origem é o filme psicológico mais importante de todos os tempos. Leonardo DiCaprio é o protagonista da história e ganhou uma série de Oscars, além de muitas indicações. 

A mente humana sempre permanecerá um mistério, pois cada ser humano funciona independentemente, independentemente de padrões ou gatilhos.

Quais desses filmes você já assistiu? Aproveite para maratonar cada um deles, você não vai se arrepender!

Deixe um comentário