As plantas, em suas diferentes variedades, são aliadas naturais da decoração. As plantas adicionam um toque de verde e vida, trazem alegria para qualquer ambiente. Veja as melhores sugestões de plantas para o interior da casa.
As principais variedades de plantas de interior:
Normalmente, as plantas de interior requerem pouca água e pouca luz, duas qualidades que as tornam ideais para o interior. Algumas das variedades mais populares são:
Potus: Ideal para pendurar. Coloque sempre perto das janelas, pois precisam de luz.
Aspidistra: Também conhecida como Pilaster ou Orelhas de Burro. Super resistente, requer sombra e pouca rega.
Cactos e suculentas: São perfeitas em todos os lugares. Existem muitas, muitas variedades. Elas podem ir em vasos pequenos e não precisam de luz ou rega abundante. Elas são divinas em qualquer ambiente.
Sansevieria: Ideal para locais escuros, não requer muita rega.
Samambaias: Elas precisam apenas de luz suficiente e rega abundante.
Ficus: Um clássico dentro de casa. É uma planta marcante e fácil de cuidar.
Violeta africana: Não só é uma das plantas de interior mais resistentes, mas também uma das mais bonitas. Com bom sol, ela floresce pelo menos uma vez por ano. Não precisa de muita rega: basta colocar água no prato de baixo e deixar absorver.
Costela de Adão: A deliciosa Monstera é uma trepadeira nativa da selva que sobrevive com pouquíssima luz. Gosta de umidade.
Espada de São Jorge: Popularmente conhecida como língua da sogra ou “Espada de São Jorge” por suas folhas longas e pontiagudas, é uma planta que sobrevive em condições extremas. Quase não requer cuidados e, no inverno, não é necessário regar.
Antúrio: É uma das mais resistentes e de fácil manutenção. Além disso, floresce praticamente o ano todo. Requer luz indireta, mantendo o solo umedecido (não alagado) e borrifando água nas folhas para que não sequem.
Peperomia: Existem muitas variedades, mas todas se caracterizam por sua resistência. Elas precisam de rega moderada e sombra média.
Spathiphyllum: É semelhante ao copo-de-leite ou nenúfar, e com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas, elas têm o poder de filtrar e reter elementos tóxicos do ar. Precisa de luz indireta.
Bromélia: Vive bem tanto em ambientes internos como externos e requer muita luz, mas evitando o sol direto. Basta borrifar as folhas duas ou três vezes por semana e de vez em quando colocar um pouco de composto nessa água, para mantê-la impecável.
Espinho de Cristo: É muito resistente e dá uma bela floração se puder ser obtida em interiores ensolarados.
Dracena: Suas folhas verdes carnudas não precisam de cuidados. Pode viver tanto no interior como no exterior, num vaso ou no solo.
Tronco do Brasil: Da grande família dos Dracenas (Dracaena fragrans), você só tem que dar água quando tiver terra seca. Nunca alague a planta. E dê um canto com um pouco de sol.
Kalanchoe: Uma planta suculenta muito fácil porque requer poucos cuidados como qualquer suculenta mas tem uma floração abundante. Necessita de uma boa luz brilhante e rega moderada.
Babosa: Outra suculenta praticamente não requer cuidados.
Areca: Se você tem um canto muito claro, embora sem sol direto e gosta de espécies com folhas de palmeira, a Areca é a sua planta. Sempre mantenha com água moderada.