Normalmente descartamos as cascas de frutas e vegetais para não alterar o sabor da comida, para não expor a pesticidas ou simplesmente por hábito, mas você sabia que está jogando fora muitos nutrientes que seu corpo poderia usar?
Comer ou não cascas de vegetais tem sido um assunto de debate por todos esses motivos. Estas são algumas frutas e vegetais que possuem uma grande quantidade de nutrientes em sua camada externa.
Quais frutas e vegetais você não deve descascar?
1. Manga
Você não sabia, mas a casca de manga é uma das mais benéficas para a sua saúde. Sua casca contém compostos como polifenóis, carotenóides, fibra alimentar, vitamina C, vitamina E e vários outros compostos benéficos que sua polpa não fornece em tanta quantidade.
De fato, estudo que analisou extratos de polpa e casca de manga constatou que a casca possui maiores propriedades antioxidantes e anti câncer do que a polpa (principalmente devido ao teor de vitamina C, carotenóides e polifenóis, componentes que garantem a boa saúde das células).
2. Batata inglesa
O potássio, um dos nutrientes mais importantes da batata, está concentrado em sua casca. Sabe-se que a maioria das pessoas não consome a quantidade diária de potássio que deveria para corresponder aos níveis de sódio que entram em seu corpo através do sal.
É por isso que tantas pessoas têm pressão alta no mundo (quase um bilhão de pessoas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde).
Além do potássio, a casca de batata contém ferro e vitamina B3. A concentração de vitamina C (um importante antioxidante com dezenas de benefícios à saúde) na batata pode ser reduzida significativamente com o calor do cozimento. Você pode evitar isso cozinhando as batatas inteiras, com casca.
3. Berinjela
Economize tempo e não descasque a berinjela: a casca possui uma grande quantidade de fibra insolúvel, que ajudará a movimentar o intestino. Certifique-se de escolher uma berinjela recém-colhida, aconselhamos os especialistas em culinária, para que o sabor não seja tão amargo.
4. Cenoura
A cenoura não tem casca; Removemos a parte externa para remover as sujeiras que se alojam nas fissuras. Como a maioria dos vegetais, a cenoura armazena uma quantidade maior de seus nutrientes na parte externa. Escovando um pouco a cenoura e cortando as pontas, temos um legume pronto para comer, cheio de fibras.
5. Batata doce
A casca roxa da batata-doce contém antocianinas, antioxidantes que dão essa cor e podem ser úteis na prevenção de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, como o câncer de mama. Além disso, possui propriedades anti inflamatórias.
Já a casca da batata-doce de laranja possui mais carotenóides, aos quais também deve sua cor (assim como a cenoura). Esses compostos têm propriedades antioxidantes. A batata-doce laranja contém mais vitamina A, mas ambos os tipos são bons para controlar a pressão arterial e o açúcar no sangue.
6. Melancia
Não estamos dizendo exatamente para comer a melancia com a casca, mas não a jogue fora! Ela pode ser usada como um ingrediente saboroso para uma salada ou legumes salteados.
Corte a casca em cubinhos e cozinhe, ela tem um sabor semelhante ao da abobrinha.
A casca da melancia pode ser boa para regular a pressão arterial e promover o fluxo sanguíneo para todo o corpo, devido ao seu conteúdo de L-citrulina. Ao incorporar este nutriente, seu corpo se cansa menos durante os exercícios (os músculos terão melhor oxigenação).
Preste atenção: algumas cascas não são comestíveis
Existem vegetais que são difíceis de limpar completamente, ou cuja pele tem um sabor amargo ou uma pele muito dura. Por exemplo, a casca de melão e a casca de abacate não são consideradas comestíveis para humanos.
Embora a casca das laranjas seja considerada comestível (e contenha muitos nutrientes), pode ter um gosto muito amargo e ácido e ser difícil de mastigar.
Por outro lado, algumas cascas deliciosas e fáceis de mastigar podem ser cobertas de cera, como as maçãs. Esse tipo de cera é comestível, embora possa causar problemas para o sistema digestivo. Portanto, você pode decidir descascar a fruta.
Lavar as maçãs em água morna ou quente, ou água com vinagre, esfregando bem, pode ajudar a se livrar da maior parte da cera que as cobre.