Limpar a casa é uma daquelas tarefas que devemos fazer quase todos os dias, e com certeza nela haverá várias que faremos sem inconvenientes, com mais facilidade, mas também haverá várias delas que vão nos deixar um pouco de dor de cabeça.
Limpar nossas janelas, acho que não me engano, é uma das mais tediosas e difíceis de fazer. Embora exista uma grande variedade de produtos no mercado que são uma ótima solução, existem também outros naturais que tornam esta limpeza fácil e rápida.
Aqui, daremos dicas bem simples para que você prepare seu próprio limpador de vidros com elementos que com certeza você encontrará em sua casa e sem tantos produtos químicos. Altamente eficaz e será um antes e depois de sua vida quando você enfrentar a limpeza de vidros.
Ingredientes:
- 1 Xícara de água
- 1 Colher de sopa de vinagre branco
- 1 Colher de sopa de álcool
- Algumas gotas de detergente
- Papel de cozinha
- 1 Pulverizador
Preparação e uso:
- Coloque o copo de água em uma tigela.
- Adicione a colher de vinagre e a colher de álcool.
- Em seguida, coloque algumas gotas de detergente.
- Transfira a preparação para um pulverizador.
- Agite tudo bem para que fique bem homogêneo.
- Coloque verticalmente e a uma distância segura do vidro a ser limpo e pulverizado.
- Em seguida, passe um pano de papel sobre a mistura e o vidro para retirar a solução.
- Basta deslizar suavemente para remover ou remover sua mistura.
- Agora sim, pronto… Olhe o papel e depois o vidro. Você notará que o papel mudou de cor e o vidro ficou translúcido.
Dicas práticas para limpar vidro corretamente:
1. De cima para baixo
O sentido que você usa para limpar seu vidro é essencial. Por isso, lembre-se que a melhor limpeza é quando você limpa de cima para baixo.
Mesmo que pareça ridículo, porque se fizer ao contrário, ou seja de baixo para cima, conforme for passando no pano vai deixando resíduos que vão fazer você limpar o pano de novo e talvez até sujar novamente, portanto, você deve sempre limpar de cima para baixo, a gravidade nesses casos nos ajuda muito.
2. Use o material ideal
Em geral usamos para limpar os resíduos dos nossos preparos nos copos com papel de cozinha, mas lembre-se que este tipo de papel deixa resíduos e pode até deixar marcas.
Portanto, se você deseja que sua tarefa seja rápida, o melhor é escolher panos de microfibra, um espremedor, pincel ou jornal. O jornal, em geral, é o mais utilizado, mas lembre-se sempre que ao molhar pode soltar tinta e sujar as mãos.
3. Água destilada é a melhor
A água destilada não contém minerais. É por isso que é muito diferente da água da torneira. Portanto, se você usar água da torneira há uma grande chance de ela deixar marcas no vidro, marcas que com a água destilada não existirão.
Portanto, se você tem água destilada, não hesite em colocá-la no seu preparo e seus vidros ficarão como novos.
4. Pouco detergente
Se você se atreve a fazer sua preparação de limpa-vidros artesanal e natural, em geral deve colocar algumas gotas de detergente sobre ela.
Este é um dos ingredientes básicos para estas preparações, mas deve-se sempre ter em mente que se ultrapassar a quantidade, sua preparação deixará espuma no vidro e com ela permanecerão resíduos. Por isso, ao colocar o seu detergente na preparação, basta adicionar umas pequenas gotas de detergente e não terá problemas.