As receitas de carne de porco podem ser um processo simples se usarmos a metodologia correta. Aqui, contaremos alguns segredos para que suas receitas de carne de porco fiquem maravilhosas.
A carne, em geral, é um dos alimentos mais consumidos pelas pessoas. Você encontrará os três animais mais comuns que são: frango, boi e porco. A forma de preparar qualquer um deles é muito simples e pode ser feita de várias maneiras.
Mas, o frango é por natureza uma carne macia e a carne bovina com etapas fáceis também pode ser muito macia. Quando queremos preparar um prato requintado com carne de porco, devemos ter em mente que existem algumas dicas que devemos usar para torná-lo bem macio.
A seguir daremos as considerações básicas para que seu prato seja requintado e muito gostoso.
1. A folha de alumínio
Esta técnica é a mais indicada para quando pretende preparar o seu prato no forno. Ligue a 180 graus e embrulhe a carne com papel alumínio. Quando o forno estiver aquecido, você pode colocar a fonte dentro dele e esperar que cozinhe delicadamente.
Dez minutos antes de terminar, retire a fonte, retire o alumínio da carne e coloque de volta para caramelizar por fora e ficará bem macio.
2. Água para panela de pressão
Muitas vezes escolhemos a panela de pressão para cozinhar, ela é uma grande aliada para cozinhar carne de porco, mas devemos levar em conta o segredo da água.
Para que o seu porco fique bem suculento e muito macio tem que colocar a carne com água, caso contrário o suco que sai do corte será consumido e a carne ficará seca.
3. Marinar a carne
Quando marinamos uma carne, seja ela qual for, não só garantimos que ela fica macia como lhe daremos um sabor diferente absorvendo os líquidos que preparamos para esse fim.
Para a carne de porco, teremos apenas que ter em mente que teremos que adicionar um componente ácido ou uma enzima amaciante à mistura. Qualquer um dos dois quebra as proteínas da carne de porco, tornando-se muito macia.
Limão, vinagre ou vinho são os mais usados. Uma mistura muito rica e muito comum para preparar este tipo de carne é a mistura de vinho tinto com molho de soja e açúcar (castanho se possível).
4. A salmoura
Se o corte que você preparar for magro (ou seja, sem gordura), a salmoura é a melhor opção. Para fazer isso, você vai molhar a carne em uma mistura de água com sal grosso, vamos te indicar o procedimento indicado.
Você deve fazer o seguinte: Aquecer a água em uma panela e adicionar o sal, até ver que está integrado. Retire do fogo e coloque a carne por 30 a 60 minutos, com isso você vai garantir uma carne saborosa, mas principalmente macia.
Lembre-se de que, depois de colocar o corte nesta mistura, o porco ficará com sal, por isso não recomendamos que não acrescente mais quantidade.
5. Fogo lento
Para que seu corte de carne fique macio e suculento ou úmido, você só terá que fazer um cozimento muito lento e envolver a carne com líquidos. Você sempre terá que estar hidratado para garantir o resultado.
Esse cozimento pode levar horas. Lembre-se de que quando falamos de líquidos não estamos necessariamente falando de água, mas de qualquer mistura de líquidos de sua preferência.
6. Fervura anterior
Esta técnica simples é muito eficaz. Para isso, você terá que colocar o seu corte de porco em uma panela com água e levá-lo para ferver. Quando estiver quase cozido, pode-se retirar e só então terminar de cozinhar tanto na panela quanto no forno com os ingredientes que deseja utilizar naquele tipo de cozimento. Macio e suculento serão uma garantia para este procedimento.
Experimente essas dicas e nos conte o que você achou!