A paternidade é algo inexplicável, algo lindo para explorar, sentir, aprender, acompanhar e muito mais.
No artigo de hoje, reunimos alguns dos sinais mais fáceis de reconhecer para saber se você é um bom pai. Embora todos nós tenhamos nossa própria maneira de criar filhos e cada criança seja diferente em personalidade e percepção, há algumas coisas essenciais que podem dizer se você está no caminho certo.
1. Em primeiro lugar, você ouve o que seu filho tem a dizer
Ouvir é um dos pilares de todo relacionamento humano e, claro, não é exceção quando se trata de ser pai de uma menina ou de um menino. Enquanto o pequeno quiser falar com você, ele pode. Isso é muito fácil de detectar quando ele se aproxima para falar com você, porque ele sabe que você o ouvirá.
Embora seja sempre melhor demonstrar os atos, neste caso mostrar que você o ouve sempre que ele quer falar com você, dizer-lhe algo ou informá-lo, também é importante colocar em palavras que você está lá para ouvir e apoiar em tudo o que ele precisa. Se você se identifica com isso é porque é, sem dúvida, um ótimo pai!
2. Você o apoia em suas decisões
Muitas vezes nossos filhos tomam decisões com as quais não concordamos ou que não gostaríamos que tomassem, mas é inevitável porque cada pessoa faz seu próprio caminho com base em seus interesses, gostos e até mesmo em suas decisões.
Mesmo assim, se você sente que o apoia, que o acompanha, que ele pode contar com você para o que precisar, que se algo acontecer com ele, ele te liga e pergunta o que você acha, o que você recomenda, se ele leva você em consideração pelo seu apoio incondicional. É porque você é um bom pai/mãe, de quem seu filho se orgulha.
3. Você mostra todo o seu amor
Existem muitas maneiras de demonstrar amor a uma criança e uma delas é acompanhá-lo em seus projetos pessoais, em suas decisões, em suas novas aventuras, em suas loucuras, nas coisas que gosta de fazer, em seus sonhos e em todos os dias.
Você também pode mostrar seu amor com palavras, com conselhos sinceros, com opiniões subjetivas e parciais que só abrem sua mente e o ajudam a ter seus próprios pensamentos, com respeito, com atenção e com muito mais. Tudo isso faz de você um bom pai.
4. Você sempre confia nele
A confiança é algo que é gerado entre as pessoas envolvidas no vínculo, neste caso particular ocorre entre você e seu filho. Se o seu filho confiar em você, você saberá porque ele colocará em você seus medos, suas curiosidades, suas dúvidas, ele vai te pedir ajuda, ele vai te pedir conselhos, ele vai te pedir para guiá-lo no caminho que ele escolher.
Se ele confiar em você, ele não só precisará de você, mas você dele, porque a confiança se dá de forma mútua e recíproca, na qual você pode colocar nele compromisso e responsabilidade contando com seu respeito por você e sua sinceridade.
5. Você pode reconhecer se disse algo impróprio
Muitas vezes, a paternidade não significa apenas rosas, risos e momentos divertidos. Às vezes, o trabalho de ser pai, criar um filho e lhes ensinar constantemente o melhor pode ser uma batalha difícil. Há dias em que ficamos mais cansados, mais irritáveis, mais intolerantes e talvez não sejamos os melhores pais nesse dia.
Às vezes, devido ao estresse e ao cansaço, podemos dar a resposta errada, falar em voz alta, dizer um insulto, reclamar de sermos pais e muito mais. Mas o que vale a pena neste momento é poder dizer “sinto muito” e reconhecer seu erro, abordar com amor e com o desejo de ser cada vez melhor para ele, isso e suas ações para alcançá-lo farão de você um bom pai.
6. Você só quer a felicidade dele
A felicidade significa coisas muito diferentes para cada ser humano, cada um constrói a sua imagem daquilo que o faz feliz, do que gosta de fazer, do que deseja para o seu futuro e muito mais. E o mais possível é que seu filho não queira o mesmo que você, que ele não tenha o mesmo conceito de felicidade que você pode ter.
Mas não é o que importa, contanto que você o apoie em seu conceito de felicidade e se mova para ajudá-lo a alcançá-la, você será um ótimo pai. A companhia, o apoio e o amor serão os pilares de tudo isso e ele saberá disso.