Você é fã de gengibre? Se a resposta for sim, então certamente você já se deparou mais de uma vez com o problema da durabilidade ou nunca aprendeu a forma correta de armazená-lo, pois é uma das coisas mais difíceis de se conseguir com esta grande raiz. No artigo de hoje, falaremos sobre isso para que você possa fazer o gengibre durar mais e em bom estado.
O gengibre é um excelente condimento que nos dá muito sabor, aroma e benefícios para a saúde, por isso gostamos tanto dele e queremos aproveitar ao máximo as suas propriedades. Quando o compramos, geralmente vem em um tamanho grande e quando o usamos para refeições ou chás costumamos usar apenas uma pequena parte dele.
Isso significa que precisamos cortá-lo, dividi-lo e guardá-lo para uma próxima vez. Mas aqui, surge a grande questão: como podemos guardá-lo adequadamente? Continue lendo!
1. Armazene no freezer
Muitas pessoas mantêm o gengibre na geladeira, mas o que elas podem não saber é que ele dura apenas 2 ou 3 semanas em boas condições. Por outro lado, se você mantê-lo no freezer, ele vai durar muito mais tempo. É muito simples fazer isso.
Você pode cortar pequenos pedaços de gengibre e pode até cortar fatias bem finas para usar quando precisar. Você também tem a opção de guardar saquinhos com gengibre ralado. Tudo depende de como você o usa. Mas no freezer pode durar 3 meses.
Uma recomendação é embrulhar o gengibre em filme plástico, isso ajudará a ser mais bem preservado.
2. Mantenha no solo
Uma opção fácil que você pode fazer se tiver vasos dentro ou perto de sua cozinha é guardar a raiz no solo. Esta forma não é a mais convencional, mas é tão eficaz quanto as outras. Você só precisa de um pequeno pote com solo bem aerado (pode conter perlita ou algo semelhante que cuida da aeração).
E a única coisa que você precisa fazer depois de usar o gengibre é colocá-lo de volta no solo. Sempre que precisar usá-lo novamente, lembre-se de que ele está lá. Também é conveniente que você corte a peça de que precisa, lave e use. Por enquanto, a peça que fica embaixo do solo ficará em perfeitas condições para que você possa utilizá-la na próxima vez.
3. Armazene em óleo
Essa opção serve apenas para usar óleo e gengibre juntos, como para uma salada, bolo, macarrão e muito mais. A opção que você pode fazer para que o gengibre dure mais e você pode usá-lo em suas receitas é mantê-lo no óleo.
Para fazer isso, você deve cortar o gengibre em pequenos pedaços e colocá-lo em um recipiente adequado junto com o óleo.
Depois de ter o jarro cheio de azeite e com o gengibre dentro, deixe no forno por 2 horas a uma temperatura de 65-70 ºC. Ao retirá-lo, deve-se esperar que esfrie e guarde em um pote ou garrafa para reutilizá-lo posteriormente. Pode durar cerca de 6 meses dessa forma.
4. Armazene desidratado
Esta é outra opção dentro do intervalo de guardar seu gengibre e torná-lo mais duradouro. Embora suas propriedades de saúde sejam diminuídas dessa forma, é muito eficaz. A maneira mais fácil de fazer isso é desidratando no forno ou no microondas.
Para isso, deve-se cortar pedaços finos de gengibre e colocá-los em uma assadeira ou recipiente próprio para forno ou microondas. Você deve deixá-lo ali por alguns minutos até que perca toda a água e esteja crocante e seco. É conveniente fazer a temperatura média para evitar que transborde e queime.
5. Manter cristalizado
Essa opção, além de dar durabilidade ao gengibre, adiciona sabor e permite utilizá-lo para as mais deliciosas receitas. Você vai precisar de quatro vezes a quantidade de açúcar em relação ao gengibre que tem, água, duas panelas e um pote para guardar a geleia.
Você precisará cortar o gengibre em pedaços pequenos e colocá-los em uma panela com água até que fique macio (pode levar cerca de uma hora). Paralelamente, em outra panela adicione o açúcar e a água, gerando um xarope.
Feito isso, coloque o gengibre dentro da calda e esperar que seque (pode demorar uma hora e meia ou duas) e então quando o líquido evaporar, o gengibre estará cristalizado pronto para ser armazenado e durar mais.