Às vezes as crianças se comportam mal, ficam um pouco mimadas e precisamos intervir para corrigi-las a tempo. É aconselhável estar ciente de que as crianças não têm maldade, apenas dificuldades de adaptação a certas normas.
É nosso dever como pais colaborar na sua aprendizagem e realizá-la de uma forma divertida. Aqui estão algumas dicas que ajudarão a melhorar a atitude de crianças mimadas.
1. Preste atenção às suas preocupações
Às vezes, podemos notar que as birras de nossos filhos vêm completamente do “nada” e não entendemos por que eles reagem dessa maneira sem motivo aparente.
Embora também seja possível interpretar a situação e saber que ela se esconde por trás de um simples capricho. Conversar com eles sobre suas preocupações torna mais fácil ajudá-los.
Talvez possamos descobrir o que chama sua atenção e por que realizam esse comportamento. Se a nossa resposta às suas reclamações, perguntas ou acessos de raiva for sempre negativa, o seu comportamento também o será. Dizer “não” como primeira opção geralmente não ajuda. É aconselhável tratar cada situação como única e dar-lhe a importância que ela merece.
2. Dê apoio para realizar atividades que ele goste
Há casos em que as crianças carregam muita energia e é necessário que elas consigam canalizá-la de alguma forma. Às vezes, elas não sabem como, mas podemos ajudá-los a concentrar essa energia em algo que gostam de fazer.
Recomenda-se que realizem atividades nas quais despendem energia, tais como: esportes, dança, teatro, etc. Este tipo de espaço proporcionará às crianças um momento de fuga, criação e recriação que lhes fará muito bem para ficarem mais calmas.
3. Estabeleça limites claros
Embora seja aconselhável criar um espaço de liberdade e independência para os nossos filhos, também é necessário estabelecer limites claros.
Muitas vezes, é muito fácil para as crianças esquecer as regras ou simplesmente ignorá-las. Muitas vezes, eles não têm ideia das consequências que isso pode trazer. É por isso que os limites são de grande ajuda. Definir regras não é uma coisa ruim, ajuda na disciplina.
4. Ouça quais são os problemas deles
Às vezes é necessário ensinar coisas aos nossos filhos, mas outras vezes é mais sensato recorrer ao silêncio e ouvir o que eles têm a nos dizer. Esta é uma prática pouco aplicada no trabalho de criação, mas geralmente é muito eficaz.
Também será mais fácil descobrir como ajudá-los e entender qual é sua visão das coisas. Isso fará com que eles se sintam contentes e será mais fácil ajudá-los a melhorar seu comportamento. Na maioria das vezes, eles só precisam expressar o que há de errado com eles ou o que não entendem. Ser ouvido na infância é de grande importância.