RESPEITO: significa valorizar os outros, prestando atenção à autoridade. Não permite mentiras. As pessoas são aceitas e valorizadas positivamente.
Devemos aprender a tratar bem as pessoas que compartilham nossas vidas, família, professores e colegas, no conceito de que são pessoas iguais a mim, por isso devemos respeitá-los tanto quanto os outros devem nos respeitar.
É um valor muito importante que deve ser incutido nas crianças desde a mais tenra idade, porque a base da comunhão entre as pessoas e da convivência se baseia no respeito mútuo e assim alcançaremos uma autoestima firme. Essas dicas nos ajudaram a ter uma ideia de como educar as crianças a serem respeitosas.
1. Devemos ser respeitosos com eles
Temos que ensinar aos nossos filhos pequenas palavras que darão grandes resultados. E para isso nós somos seus exemplos. Pedir perdão, agradecer e pedir com um agradecimento são caminhos perfeitos. Eles saberão que embora você seja o exemplo deles, você está errado, você pede e aprecia suas ações se elas estiverem corretas e sem hesitar começarão a dizê-las em suas atividades diárias.
2. Seja honesto
Para alcançar a sinceridade, você deve primeiro entender que a confiança é essencial. Para que seus filhos o respeitem, eles precisam ver em você que você é sincero e só assim poderão confiar em você.
Existem momentos difíceis de enfrentar, mas procurando o vocabulário correto de acordo com a idade da criança, você sempre terá que falar com franqueza, sem mentiras. Eles entendem mais do que você pensa e aceitam tudo muito melhor, nunca os subestime.
3. O respeito deve ser mútuo
O respeito dentro da família é essencial. Deve haver respeito unânime em uma família, e isso não é só para com as pessoas que moram juntas, mas também para com os pequenos animais de estimação que nos acompanham. Saber que não deve gritar, que tem que pedir no bom sentido.
Saiba que se o nosso animal está dormindo, devemos deixá-lo sozinho e não incomodá-lo, entender que seus irmãos têm seus próprios espaços e devemos respeitá-los, essas são apenas algumas das muitas coisas que eles têm que aprender e para isso devemos regular as regras do lar.
4. Os ensine desde muito novos
Alguns pais acreditam que os filhos vão entender as instruções a partir de uma certa idade, em geral consideram que quando forem adolescentes vão entender muito mais coisas. Mas não é esse o caso, como crianças, temos que encontrar maneiras para que eles entendam o significado e o valor do Respeito.
5. É uma questão de dar exemplos
Sabemos que desde o momento em que nascem os filhos nos procuram como bases de apoio ao seu crescimento e educação. Esse ensino pode ser realizado nas pequenas coisas do dia a dia, exemplos simples e coisas que eles conhecem muito bem.
Os pais querem o melhor para eles, portanto, embora seja difícil incutir, o respeito é uma arma fundamental para o seu desenvolvimento escolar e ao longo da sua vida futura.
6. Os ensine a se colocarem no lugar do outro
Nunca imponha nada, quanto mais natural e passageiro for o seu exemplo, melhor para eles. Caso contrário, eles podem temer o novo slogan devido à sua impetuosa imposição.
Os meninos são egocêntricos, mas teremos que tentar tirá-los dessa posição por alguns momentos para que possam se colocar no lugar dos outros. Devem entender que algumas atitudes ou mesmo suas falas podem causar muitos danos.
7. Respeite as decisões e opiniões
Eles inevitavelmente crescerão e com isso darão sua opinião e terão suas próprias necessidades. Ouça-os, tente entender suas explicações e aceitá-las de acordo. Pergunte como eles se sentem sobre uma ou outra posição que adotaram e mesmo que você não os compartilhe várias vezes, é bom que você explique o motivo de uma posição diferente e os faça compreender que embora a sua posição seja diferente, você deseja que o da mesma forma de sempre. Que o seu amor nunca muda ou vai mudar.