A primavera começa e a natureza desperta em todo o seu esplendor. Você olha para a sua varanda sem o sol e pensa que em sua casa a ideia de um jardim se torna impossível. Não desanime porque há sempre um jardim para cada pessoa!
Quais vegetais eu cultivo? É possível fazer jardinagem em vasos? São muitas as questões que surgem e muitas vezes fazem recuar, mas todos os desafios são um sinal da curiosidade interior que nos faz experimentar o que nos é apresentado. Vamos criar algo feito sob medida com a biodiversidade e alimentos ricos para acompanhar nossos pratos.
Se você achava que sua varanda era um lugar cinza e sem graça, se prepare para dar um toque de cor a esse lugar em sua casa. Esta lista de vegetais vai transformar a sua varanda ao sol em uma varanda comestível. Prepare seus vasos, solo e mãos à obra!
1. Manjericão
É uma planta anual que não só dará sabor às suas refeições, mas também será um bom repelente para os insetos que costumam atacar as nossas plantas. Um pote de 5 litros é suficiente para deixá-la linda.
2. Rúcula
Planta fácil de cultivar com germinação rápida. Você pode incluí-la em suas saladas! Uma dica para decorar suas saladas, suas flores são comestíveis e deliciosas.
3. Rabanetes
Sendo tubérculo, você precisará de um pote de 10 litros. Construa o seu solo bastante solto para que possa crescer facilmente e se prepare para que em 45 dias possa desfrutar do seu sabor picante.
4. Acelga
Plante esta folha e você nunca deixará de ter em suas refeições. É cultivada a partir da semente em um vaso de 10 litros, nunca para de dar folhas. Quando semear, deixe onde está, semeando sozinho.
5. Menta
Esta planta quase não requer luz e dará um toque especial às suas limonadas. Seu aroma se espalhará por toda a sua casa, tornando-se uma alegria em todos os sentidos.
6. Salsa
Erva aromática muito utilizada na gastronomia, com alto teor de vitaminas C e A e minerais. Você pode fazer uma infusão e usá-la como enxágue final, verá o brilho que ela traz.
7. Beterraba
Este tubérculo tem duas utilizações, comer o que cresce debaixo da terra e as suas folhas são também deliciosas. Meu conselho é ter dois potes de 10 litros para aproveitar ao máximo.
8. Alho-poró
Vegetal rústico que se adapta a qualquer lugar, para crescer no subsolo você vai precisar de um vaso de 20 litros. Você pode combiná-lo com uma alface que eles se dão perfeitamente bem.
Dicas para suas plantas crescerem em lugares sombreados:
- Bom solo: Um solo rico em nutrientes é essencial, pois estando em um vaso ele só pode se alimentar do que lhe damos. Solo fértil misturado com composto eles adoram!
- Drenagem: Recomendo colocar algumas pedras no fundo e para que a terra fique mais solta misture com vermiculita. Você não terá problemas de alagamento com este método.
- Cobertura morta: Cobrir o solo com palha ou grama seca manterá o solo úmido. Estar à meia sombra significa que não terá de regar muito.
- Tempo: Por não ter tanta luz, a colheita pode ser tardia, mas isso não a torna menos saborosa. Se a sua varanda for grande pode cultivar em tempos diferentes de forma escalonada, você terá sempre os seus próprios vegetais em casa.
- Pragas: Os caracóis e lesmas tendem a gostar deles tanto quanto você, mas podemos mantê-los afastados com armadilhas de cerveja para prevenir seu ataque.
Já se atreveu a experimentar no mundo das hortaliças, embora o lugar seja um pouco mais limitado? Como diz minha avó, o impossível está só na mente, sempre há uma maneira de fazer tudo o que você se propôs a fazer.