Sabemos que para as plantas do nosso jardim ou varanda crescerem fortemente e dão flores, não só devemos regá-las, mas também fertilizar o solo. Esta é a fonte de nutrientes e vitaminas que fazem as plantas crescerem com todo o seu potencial saudável.
Hoje, vamos preparar um poderoso fertilizante caseiro com ingredientes que costumamos descartar, para que além de ser muito econômico, possamos reciclar o lixo orgânico.
Devido aos seus componentes, este fertilizante caseiro aumentará a atividade microbiana do solo e melhorará a capacidade de irrigação do solo.
Ingredientes:
- Casca de batata: Rica em carboidratos, potássio e vitaminas C e B. Também fornece fósforo, essencial para a respiração das plantas e para a formação de flores.
- Casca de Banana: Contém potássio, ferro e magnésio, vitamina A e E. Ajuda na manutenção geral da planta e a torna resistente a doenças.
- Batata-doce ou casca de batata-doce: Contém cobre, vitaminas e atua como antioxidante.
- Casca de ovo: Contém cálcio, combate às pragas e reduz a acidez do solo.
- Além disso, precisamos de uma panela média, um coador, um regador ou vasilhame e a quantidade necessária de água.
Procedimento:
- Colocamos água na panela e deixamos ferver as cascas por 15 minutos.
- Deixamos a infusão esfriar.
- Eu sugiro que você deixe descansar durante a noite.
- Filtramos o conteúdo em um recipiente.
Já temos a infusão com todos os nutrientes e vitaminas prontos. Não é necessário abaixar a mistura com água, você pode aplicar como a fez diretamente no solo ou fazer uma pequena escavação no solo e depositá-la ali.
Devemos usar de manhã cedo ou à tarde, para que os raios solares não evaporem o líquido. Essa mistura é muito versátil, pois você pode aplicar em todos os tipos de plantas.
Outras dicas:
Se suas plantas não estão totalmente verdes e param de florescer, experimente estas dicas simples para reutilizá-las.
A água da chuva é a melhor para irrigação, pois não contém cloro. Se você não puder pegar, é melhor encher um balde ou recipiente com água da torneira e deixar durante a noite. O cloro vai evaporar e você terá água de qualidade para suas plantas.
Quando fazemos o transplante, devemos cortar as raízes que estão muito longas ou um pouco danificadas. Esta operação deve ser realizada com muito cuidado para não desarmar a massa terrestre.
É fundamental manter as folhas das plantas limpas. Quando a poeira é depositada sobre ela, ela não apenas desbota, mas também afeta a saúde da planta, pois a poeira obstrui os poros e não a deixa respirar.
Você pode limpá-los apenas com água em temperatura ambiente ou, se os lençóis forem grandes e lisos, use um pano úmido. Não só terão uma aparência melhor, mas também serão capazes de absorver melhor a luz.
Não devemos deixar folhas murchas na planta, pois prejudicam a floração e podem trazer doenças. Com uma tesoura muito afiada e com muito cuidado, cortamos as folhas amarelas e castanhas. Não devemos aparar ou machucar o caule. Se vamos podar várias plantas, é necessário limpar as lâminas da tesoura com álcool para evitar a transmissão de doenças de uma planta para outra.