Julianasoares

8 Dicas para lidar com alguém que você não suporta

Você não precisa passar a vida querendo que todos gostem de você… Mas, como você não pode apenas interagir com quem gosta, essas dicas podem ajudar a fortalecer sua comunicação.

Os relacionamentos pessoais vão desde nossos entes queridos e amigos favoritos até aqueles que fazem nosso sangue ferver.

Haverá aqueles que não toleramos porque na presença deles nos sentimos invejosos, diminuídos ou nervosos. Haverá outros que, simplesmente são indivíduos desagradáveis, pouco atenciosos, teimosos ou apegados a ideias ou crenças que não compartilhamos. Ou simplesmente, são pessoas que nos magoam de uma maneira que jamais poderemos perdoar.

Veja abaixo as 8 melhores dicas para lidar com alguém que você não suporta:

1. Tenha um plano e analise-o.

Sem ser rígido ao afirmar que as coisas acontecem como você pensava, planejava uma estratégia para estruturar suas interações com pessoas difíceis. Quanto tempo vai durar a reunião ou encontro? O que você pode responder como uma rota de fuga? Como mudar de assunto ou encerrar a conversa de maneira civilizada? Como qualquer outro projeto que pode dar errado, imagine vários cenários e possibilidades de resposta.

2. Pratique o autocuidado.

Aconteceu com todos nós que, se dormimos mal ou pouco, podemos reagir de forma mais defensiva. Qualquer relacionamento tenso é complicado se sua energia e resistência estiverem em baixa, ou se você não tiver feito exercícios suficientes. Se houver um adversário que você terá de enfrentar neste momento da vida, prepare-se como um atleta de alto rendimento: coma bem, durma bem, preste atenção, medite. Resumindo, seja seu próprio treinador; Isso lhe dará força e resiliência em tempos difíceis.

3. Mantenha a atenção plena em suas reações físicas.

As pessoas que melhor conhecem seu corpo são as que reagem menos impulsivamente em dias ou ambientes difíceis. Quando você ficar com raiva, preste atenção em seu corpo: onde em seu corpo começa a raiva? Você sente fogo em seu rosto, em seu peito? Seus músculos se contraem, você aperta sua mandíbula…? 

Como a ansiedade se manifesta em seu corpo: sua respiração acelera, seu estômago se contorce, suas mãos fazem cócegas ou seu pescoço dói? Todos esses sintomas têm um antídoto: respiração diafragmática, alongamento e exercícios para o pescoço ou técnicas de relaxamento. 

4. Não torne isso pessoal.

Às vezes, não gostamos de um indivíduo por causa de como eles nos fazem sentir sobre nós mesmos. Nos sentimos descontados, julgados, insuficientes ou insultados. É normal que não gostemos de alguém ou que os outros não gostem de nós, mas que tal separar a forma como os outros julgam da maneira como pensamos sobre nós mesmos? 

E se você perceber que a raiva e as críticas de algumas pessoas não são sobre você, mas sobre elas mesmas? Os odiadores sempre encontram um alvo para odiar (os odiadores odeiam), e haverá momentos em que alguém não gosta de você não por causa de quem você é, mas por causa do que se tornou.

5. Lembre-se de que você é alguém querido.

Reformule seu círculo de confiança. Visualize alguém que se importa e ama você. Está comprovado que isso neutraliza o impacto negativo de indivíduos ameaçadores, relacionamentos tensos ou situações difíceis. 

Da próxima vez que você tiver que enfrentar alguém que não vai deixar você baixar a guarda, visualize melhor uma situação que transmite segurança; Isso ajudará as coisas a não irem de mal a pior e os conflitos não aumentarão de intensidade.

6. Tente praticar a compaixão.

Esta é uma técnica mental que garante que, em vez de se permitir ser preso por pensamentos vingativos e ressentimentos, você envie compaixão aos seus inimigos ou antagonistas; Talvez eles sejam quem são porque um de seus pais está muito doente, eles estão se divorciando ou tiveram uma infância emocionalmente difícil.

7. Se atenha aos seus limites.

Seja claro sobre seus limites, o que para você é aceitável ou inaceitável. Você não pode controlar o comportamento dos outros, mas pode controlar o seu. Estabeleça o que você não quer que aconteça em interações difíceis; Isso é fundamental para que você não se deixe infectar por horas, dias ou meses com os maus modos dos outros.

8. Construa alianças.

Se você tem que lidar com alguém difícil ou de quem você não gosta, é desejável que tenha pelo menos um aliado por perto, alguém que lhe dê confiança e conforto. Não precisa ser alguém com quem você está emocionalmente envolvido; Pode ser um colega que o distrai após uma discussão.

Para a maioria, o ideal seria interagir apenas com as pessoas de quem gostamos, o que não é realista ou é uma postura muito madura. Essa crença pode aumentar a polarização política ou “tribalismo” em nossa sociedade e é completamente impraticável. 

Tente colocar essas oito dicas em prática e não gaste sua vida querendo que todos gostem de você.

Deixe um comentário