“Uma mulher é como um filtro de chá: você só vê o poder dela quando a coloca na água quente” – Eleanor Roosevelt.
Se você quer uma vida feliz e equilibrada, aprenda a viver como um gato!
1. Esteja atento, se concentre no presente!
O gato dedica 100% de sua atenção ao que está fazendo no momento.
Ele presta atenção a cada pequeno detalhe. Mas, nós humanos nunca podemos nos concentrar em uma coisa, enquanto estamos fazendo uma coisa, nosso cérebro está girando.
Observe que seu gato está prestando atenção exatamente a essa coisa com cada músculo e nervo enquanto brinca ou caça. Prática!
Coloque a chave na fechadura, ouça seu som, o movimento, a sensação de quando a porta se abre. Enquanto isso, não se preocupe com o que você vai cozinhar depois de pegar a criança na escola.
2. Paciência, flexibilidade, resistência
Infelizmente, a impaciência é característica da maioria das pessoas, queremos tudo imediatamente, não temos tempo para esperar as coisas acontecerem e o resultado nascer.
Se algo não for fácil, desistimos, deixamos. Apenas observe, um gato pode sentar-se por horas no buraco do rato, esperando pacientemente e imóvel até que possa pegar sua presa. Ele não se arrepende do tempo gasto, ele confia que vai conseguir.
3. Descanse
A maioria das pessoas não consegue relaxar. Estamos correndo o dia todo, com pressa, então não é de admirar que nos cansemos rapidamente.
O gato não tem esses problemas, pode descansar mesmo nas poses mais impossíveis, pode dormir sem ser perturbado por horas. Você tem que encontrar um equilíbrio entre os períodos passivos e ativos.
4. Higiene
Todos os gatos se limpam várias vezes ao dia, a higiene é muito importante para eles. Desde que não esteja muito doente ou velho, o gato nunca se negligenciará.
5. Alongamento!
Se você observar o gato de perto, ele dorme muito, mas de vez em quando se levanta, se espreguiça e volta a dormir. O alongamento também é muito importante na vida humana.
Se você faz um trabalho sedentário, não se esqueça de fazer exercícios de alongamento.
6. Seja curioso e brincalhão!
Seja um pouco espontâneo, aproveite o mundo, não pense que a brincadeira é privilégio apenas das crianças. Tomemos o exemplo dos gatos, eles estão sempre envolvidos em uma pequena perseguição ou brincadeira.
Segundo os psicólogos, os gatos estão sempre abertos a coisas novas, a descoberta é a vida deles, eles se interessam por tudo.
7. Saiba o que você quer!
Muitas pessoas consideram os gatos egoístas e calculistas, mas não faria mal tomar um exemplo deles, pois são muito consistentes e honestos.
Se um gato não quer ser acariciado, ele não vai deixar você, mesmo que seja possível que 5 minutos antes disso a bola de pêlo mais fofinha do mundo estivesse sentada no seu colo. Ele sabe o que quer, um gato sempre atinge seu objetivo.
8. Ele pode dizer não!
Ele é capaz de “dizer não”. Ele expressa isso à sua maneira, mas não se envolve em coisas que não quer.
Aprenda com ele: para manter o equilíbrio mental, diga não se sentir que não concorda com determinada coisa.
9. Ele sempre cai de pé
O gato é um dos animais mais resistentes, literal e figurativamente. Não é à toa que dizem que ele tem 9 vidas.
Você provavelmente já viu um gato que sofreu um acidente grave se regenerar em poucos dias. Você pode aprender muito com este pequeno animal muito resistente.