Julianasoares

Nunca cometa esses 9 erros na hora de lavar a roupa, pois sua roupa vai estragar!

O que é mais fácil do que colocar a roupa na máquina de lavar e retirar depois que terminar? Embora a máquina de lavar facilite muito a nossa vida, ainda existem algumas regras que devemos seguir se não quisermos que a roupa se estrague.

1. Temperatura adequada da água

As roupas mantêm a cor e a elasticidade por mais tempo se forem lavadas na temperatura certa. Cada peça de roupa possui uma pequena etiqueta, e nela é indicada a que temperatura é recomendável lavá-la. No entanto, é recomendável lavar as roupas sujas em temperatura mais alta, pois, caso contrário, a sujeira não sairá delas. 

A alta temperatura também desinfeta, mas só pode ser usada no material certo.

2. Roupas muito sujas

Definitivamente, é recomendável lavar e enxaguar roupas muito sujas à mão, porque, caso contrário, a sujeira se depositará na máquina de lavar e as manchas não sairão completamente. 

O suco de limão é bom para manchas de suor, uma mistura de vinagre e detergente líquido elimina manchas diversas e o bicarbonato de sódio é recomendado para eliminar manchas de vinho tinto.

3. Exagerar no sabão e no amaciante de roupa

Se colocar muito detergente ou produto de limpeza na máquina, esta não será transportada corretamente, o excesso ficará no depósito e com o tempo terá um cheiro desagradável. Você deve sempre ler a dosagem recomendada na embalagem.

4. Uso de amaciante nas roupas erradas

Ao usar o amaciante não só o material das roupas ficará mais macio, mas também será muito mais fácil engomar. No entanto, reduz a repelência à água nas roupas especiais, por isso é bom para lavar roupas esportivas, toalhas ou roupas de microfibra se você não usar.

5. Lavar roupas íntimas

É melhor lavar à mão e enxaguar a maioria das roupas íntimas, caso contrário, o material e a qualidade podem ser danificados durante um longo programa na máquina. 

O mesmo se aplica aos trajes de banho, mas as meias-calças são muito melhores se forem lavadas na máquina de lavar. Nesse caso, use um detergente especial e suave, lave em baixa velocidade e baixa temperatura, vire as meias do avesso e coloque-as em um pequeno saco de roupas.

6. Uso de alvejante

O alvejante à base de cloro destrói o tecido e enfraquece as fibras. Alvejante à base de cloro nunca deve ser usado em materiais de elastano, lycra e elastano, recomenda-se lavá-los apenas com água fria, não usar amaciante, não secar na secadora e nunca passar a ferro.

7. Lavar jeans

Nunca lave jeans com muita frequência, porque o material se deteriora muito rapidamente e perde a cor. 

Os fabricantes de jeans recomendam que se passem de 2 a 4 meses entre duas lavagens, especialmente se o jeans não for de cor clara.

8. Secagem inadequada

A secagem inadequada é tão ruim para as roupas quanto a lavagem inadequada.

Certifique-se de evitar estes poucos erros:

  • Não use a secadora com muita frequência;
  • Após a secadora, passar a ferro será muito mais difícil;
  • Não pendure tecidos de malha e lã para baixo, porque eles esticam, e seque-os horizontalmente em uma toalha;
  • antes de pendurar para secar, sacuda para que não seque amassado;

9. Manter a máquina de lavar limpa

Após cada lavagem, a máquina deve ser ventilada, o detergente restante deve ser removido da vedação da borracha, a água deve ser drenada e a máquina deve ser lavada com vinagre uma vez por mês, sem roupas. A gaveta do detergente deve ser seca após cada lavagem.

Deixe um comentário