A lavanda é uma linda plantinha nativa da região do Mediterrâneo, cultivada por seu aroma particularmente delicado e agradável. Mas a lavanda, além de seu cheiro agradável, também possui diversos efeitos medicinais. Vamos ver quais são!
1. Acalma feridas e alivia a dor
Um estudo descobriu que o óleo essencial de lavanda aliviou a dor e a vermelhidão em mulheres que tiveram uma cesariana durante o parto. Outro estudo descobriu que o simples aroma da essência de lavanda também aliviou a dor durante o parto por cesariana.
Uma massagem regular no couro cabeludo com uma mistura de óleo de lavanda e outros óleos essenciais pode retardar a alopecia, ou seja, perda de cabelo irregular.
É uma doença autoimune, que também pode ser genética, durante a qual o corpo lança um falso ataque contra os folículos pilosos. Os cientistas também estão investigando se o óleo de lavanda ajuda o cabelo a crescer.
2. Dá excelente sabor aos alimentos
A lavanda dá um sabor doce aos alimentos, mas também contém ácido ursólico, um nutriente que pode ajudar a combater o câncer e queimar mais calorias.
Vamos fazer uma mistura de ervas de lavanda, alecrim, tomilho, erva-doce, cebolinha e outras ervas e enriquecer o sabor da nossa comida.
3. Ajuda a saúde do estômago
Os antigos soldados romanos usavam as propriedades antibacterianas da lavanda para tratar dores de estômago e outras doenças.
De acordo com algumas pesquisas, o óleo essencial da planta pode ajudar a tratar a colite, que é acompanhada de dor e diarreia. Lavanda combate bactérias ruins.
Como sugestão de consumo, polvilhe lavanda seca em uma caneca de iogurte grego e consuma em seguida.
4. Absorve toxinas
A lavanda também é boa para ter em locais tóxicos onde plantas menos resistentes morreriam rapidamente.
Suas raízes absorvem metais pesados, como chumbo e zinco, que armazenam em suas folhas. Esta propriedade a torna um bom agente de limpeza.
5. Melhora a memória
Um estudo descobriu que os alunos que inalaram o perfume de lavanda logo antes dos exames obtiveram notas mais altas do que seus colegas.
Eles foram capazes de reter mais informações, concentrar-se melhor e ficar menos ansiosos.
6. Combate o enjoo
O enjoo ocorre quando os sentidos do ouvido interno entram em conflito com a maneira como a pessoa afetada vê o movimento ao seu redor. Este distúrbio pode causar tonturas e náuseas.
A lavanda pode neutralizar isso distraindo o indivíduo com seu perfume. Você também pode tentar balas de gengibre para remediar esse problema.
7. Remove piolhos
A lavanda pode ser uma solução para quem luta com esse problema. Sua combinação com o óleo da árvore do chá o torna ainda mais eficaz do que a piretrina, que é um pesticida feito de flores de crisântemo.
8. Reduz as ondas de calor em mulheres na pós-menopausa
A menopausa é uma fase natural da vida que ocorre após os 40 anos de idade para as mulheres.
A menopausa causa ondas de calor, que podem ser desconfortáveis em muitos casos. Mulheres que inalam lavanda por 20 minutos pelo menos duas vezes por semana podem ter até 50% menos ondas de calor.