Se você pretende dar vida ao jardim, terraço ou varanda, mas precisa de algo que resista a quase tudo, continue a ler porque você vai se surpreender.
Plantas resistentes e fáceis de cuidar
1. Hera:
Uma das espécies que podemos plantar é a hera, pois resiste a diferentes temperaturas. Além disso, é utilizada para cobrir paredes ou como treliça por ser trepadeira. O verde de suas folhas é espetacular. A hera pode atingir até 15 metros.
2. Clematis:
É outro escalador talvez um pouco menos conhecido. Possui flores roxas vistosas e cresce rapidamente. Basta lembrar que precisa de muita umidade, mas por outro lado não requer muitos cuidados e se adapta bem às mudanças de temperatura.
3. Palmeira Triângulo
É uma espécie que suporta salinidade e más condições de solo. É resistente à seca e às geadas. Parece um pouco com palmeiras, mas muito menor e de formato redondo.
4. Amendoeira:
Pela sua altura e beleza, é uma das preferidas em jardins (onde você pode colocar uma árvore). Seu cuidado não é complicado e vê-la florescer compensará qualquer esforço. São muito favorecidas pelo sol, precisam de solo bem drenado para que a água não se acumule tanto nas raízes a ponto de apodrecer. Isto é especialmente importante no inverno.
5. Jasmim:
É outra trepadeira, mas não é invasiva e pode atingir até seis metros em média. Suas lindas flores perfumadas fazem dela uma das preferidas para cobrir pérgolas e decorar varandas.
É uma planta nativa de climas quentes e a exposição ao sol é essencial para isso. No entanto, é capaz de suportar temperaturas de até 3 graus negativos. Claro que se for contínua é melhor proteger as raízes. Além disso, é aconselhável protegê-la de ventos fortes, quando possível.
6. Agave Americana:
Segundo seu nome científico, é originária da América Central, onde é consumida como legume. No México, sua seiva é fermentada para produzir pulque e mezcal, duas bebidas semelhantes à tequila.
Esta planta pertence à família das suculentas. São muito resistentes a solos com poucos nutrientes e à seca. No solo não precisa de rega alguma, embora em vaso necessite de uma rega ligeira.
7. Roseira:
Apesar da fama, as roseiras não são tão complicadas de cuidar. Basta prestar um pouco mais de atenção a eles durante a fase de floração. É nesse momento que precisarão de muita luz natural e regas abundantes. As roseiras são muito adequadas para climas quentes e são arbustos fáceis de cultivar.
8. Lavanda:
É uma das plantas aromáticas mais apreciadas e seu cuidado não é muito difícil. É uma planta perene de carácter rústico capaz de crescer em zonas rochosas e a pleno sol. O mais importante talvez seja que tenha uma boa drenagem, pois suas raízes não toleram alagamentos em nenhuma estação do ano, mas principalmente no inverno.
9. Margaridas:
Também são resistentes ao sol. As margaridas dificilmente precisarão de cuidados, necessitando apenas de rega moderada nos meses quentes. No inverno, chuvas ou regas esporádicas serão suficientes.