As vitaminas são compostas que se concentram em alimentos e são essenciais para a vida humana. Determinadas reações celulares só podem ocorrer na presença dessas vitaminas.
A maioria dos alimentos que a gente consome diariamente contém uma ou mais vitaminas. Como não podemos encontrar vários tipos de vitaminas em um único alimento, é necessário manter uma alimentação bastante variada para conseguir suprir a necessidade de todas elas no organismo.
Quando acontece de faltar alguma vitamina no organismo, pode ocorrer um fenômeno conhecido como avitaminose.
As vitaminoses são caracterizadas por perturbações que ocorrem no organismo devido a ausência dessas vitaminas.
Falta de vitamina A no organismo
A vitamina A é muito importante para o organismo, sua falta acarreta no atraso do crescimento e faz também com que o epitélio da nossa pele e algumas outras partes do corpo se tornem espessos.
Quando isso ocorre com a membrana que reveste nosso globo ocular, a mesma pode se tornar opaca e isso causa cegueira. Outro problema relacionado a falta da vitamina A no organismo é a cegueira noturna, que é a falta de adaptação a ambientes com baixa iluminação.
Falta de vitamina B no organismo
A falta da vitamina B afeta as funções do sistema nervoso, do sistema digestivo e também do coração.
Falta de vitamina C
A falta dessa vitamina provoca a incapacidade de cicatrizar feridas e provoca ainda a fragilidade das paredes de vasos sanguíneos.
Devido a isso pode vir a ocorrer sangramentos de gengivas e aparecimento de manchas pelo corpo.
Falta de vitamina D
A falta dessa vitamina provoca raquitismo, e doenças nos ossos.
Falta de vitamina E
A falta de vitamina E provoca alterações nas funções organoides citoplasmáticos, como os lisossomos e as mitocôndrias.
Falta de cálcio
A falta do cálcio leva o organismo a desenvolver o raquitismo durante a fase de desenvolvimento e osteomalácia na fase adulta.
Falta de potássio
A falta do potássio causa doenças no ritmo cardíaco, e ainda debilidade no sistema muscular.
Falta de ferro
A falta do ferro causa fadiga generalizada, anorexia, palidez e pele mucosa, pouca disposição para o trabalho, apatia e dificuldade de aprendizagem em crianças.