Julianasoares

Como organizar uma cozinha pequena? Aprenda esse método japonês incrível

Aprender a organizar uma pequena cozinha vai lhe poupar muitas dores de cabeça e será de grande ajuda para distribuir melhor tanto seus eletrodomésticos quanto seus produtos em um espaço pequeno. Para isso, há uma série de dicas que você deve conhecer para poder realizar esta administração da forma mais eficiente possível.

Todos nós que temos uma cozinha pequena sabemos a importância de ter uma organização adequada, pois, desta forma, podemos colocar ordem e garantir que tudo cabe, mantendo os utensílios à mão e sem ter que abrir mão de uma estética agradável e bonita.

Por isso, neste post vamos falar com vocês sobre como organizar uma pequena cozinha. Para isso, você deve estar atento a todos os detalhes: desde a cor das paredes até o tamanho dos eletrodomésticos que deseja adquirir.

1. Livre-se de tudo que você não usa

Sabemos que é complicado, mas um dos primeiros passos para aprender a organizar uma cozinha pequena é se livrar daquilo que não precisa mais e que está apenas ocupando espaço

É muito normal considerar que um recipiente pode ser útil para guardar alguns alimentos, mas às vezes acaba fazendo apenas um volume.

É uma boa opção eliminar qualquer elemento que você não utiliza mais, como:

  • Artefatos inúteis, sem possibilidade de reparo.
  • Aparelhos antigos.
  • Objetos duplicados.

É importante que, na hora de organizar a sua cozinha, você sempre deixe espaço para o novo. A ideia é que sua cozinha fique organizada, mas também renovada e agradável.

2. Avalie a cor da sua cozinha

Embora possa parecer desnecessário, a cor da sua cozinha é relevante na hora de aprender a melhor forma de organizá-la. E embora não exista uma cor considerada a melhor de todas, existem alguns tons que vão ajudar a dar mais espaço ao seu ambiente.

Nesse sentido, o branco é perfeito para decorar uma pequena cozinha, pois confere luz e sensação de amplitude. Por esse motivo, recomenda-se que as paredes, móveis e eletrodomésticos da cozinha sejam brancos ou, pelo menos, em cores claras ou cruas.

Esse tom pode ser combinado com madeira para mesas, cadeiras, armários; portanto, com a cor branca do fundo (e do piso), vai transformar a cozinha em um espaço visualmente maior.

3. Invista em itens de organização

Investir em potes organizadores, divisórias para gavetas e outros itens de organização vão facilitar sua vida na cozinha e manter um aspecto muito mais organizado.

Veja algumas dicas e comece a investir na organização da sua cozinha:

Potes herméticos: Além de esteticamente mais bonitos, deixarão tudo muito mais prático e organizado. 

Divisórias de gavetas: Deixe tudo separado.

Cestas organizadoras: Ideal para guardar pacotes abertos e pequenos objetos que normalmente ficam jogados dentro do armário.

Rotuladora: Investir em uma rotuladora vai facilitar sua vida, com ela você pode colocar o nome do alimento que está no pote e a data de validade.

4. Aproveite cada cantinho

Numa cozinha muito pequena, aproveitar o espaço disponível é fundamental. Um espaço entre a geladeira e a parede pode ser usado para colocar um armário estreito para guardar produtos de limpeza. Ou aproveite um canto para colocar um armário de canto ou uma prateleira angular para colocar qualquer outro item.

Por fim, crie um espaço perdido entre uma coluna e a parede onde poderá colocar uma prateleira para organizar os utensílios. Seja como for, qualquer recanto pode ser convertido em local de arrumação.

5. Use prateleiras

Podemos aproveitar as paredes livres (se sobrarem) para instalar um prateleiras de acordo com o nosso gosto e necessidades. Com este elemento conseguimos limpar cada local e ter tudo à mão.

Dependendo da estética da cozinha, podemos adaptar uma barra ou suporte ao estilo, seja minimalista (com barra de aço) ou rústico (utilizando um elemento criado em madeira). Adquira sua prateleira aqui. 

Deixe um comentário