Julianasoares

Bill Gates revela os 4 livros que mudaram sua vida e que ele leu duas vezes

O que um dos homens mais inteligentes do mundo lê repetidamente?

Este mês, decidi me tornar profissional como escritor. E, inevitavelmente, apenas alguns dias depois, percebi que se eu tivesse que me tornar profissional como escritor, também teria que me tornar profissional como leitor. Afinal, não há escrita se não houver leitura.

E comecei a pensar sobre todas as facetas da leitura e como utilizá-las. Um estudo da National Library of Medicine até mostrou uma redução de 20% na mortalidade para aqueles que liam livros, em comparação com aqueles que não liam. 

Então, percebi que precisava de recomendações confiáveis. E foi quando me lembrei que, alguns meses atrás, descobri que o próprio Bill Gates já divulgou uma lista de mais de 220 livros que ele avaliou. Entre esses livros, descobri que há alguns livros que Bill Gates até marcou como “lido duas vezes”. E eu simplesmente sabia que tinha que lê-los.

Bill Gates revela os quatro livros que mudaram sua vida e que ele leu duas vezes:

1. O Último Sopro De Vida por Paul Kalanithi

Vamos começar com o que eu li duas vezes, mesmo antes de saber que Bill leu duas vezes. Agora, se você quiser me chamar de segundo Bill Gates com base nessa pequena lasca de coincidência, eu não vou te impedir.

De qualquer forma, O Último Sopro De Vida  é o livro de memórias de Paul Kalanithi. Paul era um neurocirurgião que, aos 36 anos, foi diagnosticado com câncer de pulmão em estágio 4. Como médico, ele frequentemente lia histórias de casos de pacientes com câncer de pulmão que eram algo como, “um homem de 36 anos, entrou com queixas de tosse crônica, perda de peso, perda de apetite…” Mas ele nunca pensou que poderia ser um desses casos. Até que… ele foi.

Livros que Bill Gates leu duas vezes

Um médico apaixonado que dedicou sua vida a salvar pessoas estava lutando para viver. Este livro é a reflexão de Paul sobre tentar responder à pergunta — “O que faz a vida valer a pena ser vivida?” Tudo sobre este livro, desde o título até a última linha, é extremamente profundo. Este livro realmente vai comover você e, ao mesmo tempo, lhe dará muito o que pensar.

Li este livro porque, há alguns anos, eu queria ser neurocirurgião também. No entanto, médico ou não, este livro é leitura obrigatória para todos os mortais. 

2. O poder do pensamento matemático: A ciência de como não estar errado por Jordan Ellenburg

Você já observou seu professor de matemática no ensino médio e se perguntou: “Quando é que vou usar o que ele está me ensinando na vida real?” Bem, você não está sozinho; todos nós já passamos por isso.

No entanto, como Jordan prova neste livro, o pensamento matemático é talvez o pensamento mais inteligente de todos. Como Jordan diz no livro, a matemática em sala de aula perdeu a perspectiva. Eles não estão ensinando matemática de verdade. 

Mas como Jordan diz, “Dividir um número por outro é mera computação; saber o que dividir pelo que é matemática.” Ele argumenta que o pensamento matemático é a extensão do senso comum. É senso comum com esteroides. Eu estava um pouco cético no começo, mas através deste livro, Jordan provou cada uma de suas alegações.

Verdadeiramente, há matemática na vida cotidiana porque a matemática é apenas a extensão do senso comum. Confie em mim; você quer estender seu senso comum. E, portanto, você quer ler este livro.

3. Tartarugas até lá embaixo, de John Green

Fiquei surpreso ao ver este livro na coluna de leitura de Bill Gates. Ainda mais surpreso ao descobrir que ele o leu duas vezes. Mas, como se vê, John Green é o autor favorito da filha mais nova de Bill, Pheobe. E ela converteu toda a família Gates em seus fãs.

Tartarugas até lá embaixo é a história de uma estudante do ensino médio, Aza Holmes. Quando um bilionário local desaparece, Aza e sua amiga Daisy se tornam detetives em busca do prêmio em dinheiro de US$ 100.000 (talvez, por isso John tenha decidido que o sobrenome de Aza seria Holmes). Mas essa busca logo se complica pelo fato de Aza se apaixonar pelo filho do bilionário.

Além disso, esta história tem suas peculiaridades estranhas — a fanfic de Star Wars da Daisy, um réptil chamado Tuatara, um pouco de astrofísica e muito mais. É uma leitura divertida. Eu recomendo, e Bill também.

4. O melhor que poderíamos fazer por Thi Bui

O melhor que poderíamos fazer é um livro como você nunca leu antes. É um livro de memórias ilustrado sobre as vidas de várias gerações da família de Thi Bui — uma das milhões de famílias afetadas pela guerra do Vietnã. O livro de memórias captura sua jornada intergeracional, do Vietnã pré-guerra à sobrevivência durante a guerra, fugindo do país, suas lutas no campo de refugiados e, finalmente, sua imigração para a América.

As histórias também são realmente de partir o coração. Uma vez, a mãe de Thi Bui entrou em trabalho de parto enquanto cozinhava no campo de refugiados, mas ela terminou de cozinhar mesmo assim, esperou até que todos tivessem a chance de comer e só então anunciou que o bebê estava chegando.

No geral, este livro mostra o efeito devastador que a guerra deixa em uma família e como ela é transmitida por gerações. Como uma criança da Geração Z que nunca gostou de ler história, eu era ignorante sobre o que nossos antepassados ​​enfrentaram durante os tempos de guerra. E agora que eu sei, através da excelente e corajosa narrativa de Thi Bui, estou ainda mais grato por viver em uma era (um tanto) pós-guerra.

As ilustrações neste livro são lindas. As histórias — são devastadoras. É uma leitura rápida que você realmente achará que vale a pena ler.

Deixe um comentário