A calvície feminina é algo que ganhou muito destaque de uns tempos pra cá. Afinal, o problema sempre foi característicos dos homens que geralmente sofriam com a queda de cabelo por fatores de herança genética.
Ao se descobrir o problema da calvície feminina, se observou que diversas são as causas que podem levar uma mulher a perder cabelo de forma excessiva e irregular. Dentre essas causas estão disfunções hormonais, o uso de medicamentos como o anticoncepcional, a aplicação excessiva de produtos químicos no cabelo como descolorantes e tinturas, o uso de penteados que forçam demais a raiz do cabelo como rabos de cavalo e coques, os cuidados irregulares com os cabelos também podem provocar uma queda excessiva dos mesmos.
Logo abaixo você vai conhecer mais detalhadamente os sintomas e os tratamentos disponíveis para cada um desses problemas.
Sintomas e tratamentos da calvície feminina
Os tratamentos para a calvície feminina são prescritos por um médico dermatologista que prescreve o uso de medicamentos, mudanças de hábitos e outras soluções sempre com base no diagnóstico do problema.
Conheça algumas das características da calvície e possíveis tratamentos para esses problemas:
Cabelos quebradiços – geralmente ocorre pelo uso demasiado de químicas no cabelo como descolorantes, tinturas, produtos para alisamentos. O uso de secador e chapinha também influencia nesse processo. Os tratamentos para esse problema podem ser feitos por meio da hidratação dos cabelos.
Perda de volume dos cabelos – Esse problema ocorre porque os fios ficam mais finos e ralos, geralmente é causado por stress, dietas pobres em nutrientes, disfunção hormonal, dermatites e doenças do couro capilar. O tratamento é feito com injeções de corticoide e alimentação mais saudável e equilibrada.
Cabelos muito ralos no alto da cabeça – Geralmente ocorre por herança genética. O tratamento é feito com reposição hormonal e bloqueio de andrógeno, que é um hormônio masculino.
Buracos espalhados pela cabeça – Pode acontecer não somente na cabeça, mas em todo o corpo, é causado pelo stress excessivo. O tratamento é feito a partir de acompanhamento psicológico, uso de corticoides e também de medicamentos de função anti-inflamatória.