De um modo geral, métodos anticoncepcionais costumam provocar alterações no organismo de seus usuários. Uma grande preocupação da maioria das mulheres é se a pílula anticoncepcional vai ou não causar o aumento de peso.
O ganho de peso por conta do uso de métodos contraceptivos pode variar de acordo com cada pessoa. Por isso é muito importante que uso desses medicamentos sejam feitos com acompanhamento de um médico ginecologista.
O médico saberá orientar qual medicamento utilizar de acordo com funcionamento do corpo de cada pessoa. Além disso, o uso de medicamentos deve estar sempre associado à boa alimentação e a prática de exercícios físicos.
Os anticoncepcionais provocam a retenção de líquidos no corpo e por isso podem provocar o aumento de peso, mas isso depende muito da fórmula de cada medicamento.
Anticoncepcionais que engordam
Os comprimidos anticoncepcionais podem ser responsáveis pelo aumento de peso. Isso varia de acordo com a sua dosagem de hormônios.
Alguns dos anticoncepcionais mais comuns e que ajudam a ganhar peso: Selene, Belara, Nordete, Cerazette, Diane 35, injeções anticoncepcionais e adesivos.
Anticoncepcionais que não engordam
Comprimidos com baixa dosagem de hormônio não interferem no ganho de peso. Dentre os mais populares estão: Yaz, Yasmim, Level, Mínima e o Adoless.
Mas é claro que isso está estritamente ligado ao estilo de vida de cada mulher.
Artigo recomendado: Adoless preço e feitos colaterais
Adoless não engorda
O Adoless possui uma baixa dosagem de hormônios e por isso não provoca o aumento de peso.
Pacientes que usaram o Adoless afirmam que não tiveram muitas alterações no organismo, além de reações normais como as cólicas.
Consulte um ginecologista
Caso esteja usando o Adoless, mas sente que seu organismo está sofrendo alterações, dentre elas o ganho de peso, consulte um médico ginecologista para que ele saiba recomendar-lhe a substituição por um comprimido que se encaixe melhor ao seu estilo de vida e corpo.
Muitas vezes esse problema pode ser controlado fazendo-se uma dieta equilibrada e com alimentos que ajudem a melhorar esses aspectos.
Lembre-se de que é necessário seguir uma dieta variada e manter uma rotina de exercícios para que sua vida possa ser mais leve, saudável e feliz.