Na contramão das pessoas que querem perder peso estão as que desejam ganhar massa muscular, seja porque se acham magro demais, por querer ganhar músculos ou por questões de saúde.
Ganhar massa muscular não significa comer pizza e pães a semana inteira sem movimentar um músculo. Assim como quem deseja perder peso, ganhar envolve boa alimentação e prática regular de atividades físicas.
Alguns alimentos do cardápio ajudam no processo de ganhar massa muscular quando consumidos da maneira certa.
Alimentos para ganhar massa muscular – Alimentos com proteínas
Para quem deseja ganhar massa muscular os alimentos com proteína estão no topo da lista.
Quando se realiza atividades físicas os músculos trabalham ficando mais definidos. Para este processo acontecer eles fazem uso das fibras musculares que são construídas de forma rápida e saudável com a ajuda das proteínas.
Elas reparam o tecido muscular que se modifica e constroem novos. Não é à toa que pessoas que consomem suplementos de proteína acabam engordando se não se alimentam bem ou realizam atividades físicas.
Na lista de alimentos para ganhar massa muscular nesta categoria estão: Ovo (mais precisamente a clara); peixes como salmão, atum, cavala; carne vermelha de preferência sem gordura (como alcatra); Carnes magras como peito de frango e peito de peru; batata doce; aspargos; quinoa; espinafre; brócolis; iogurte; leite desnatado; feijões; pães integrais e massas integrais.
Carboidratos e Gorduras
Na segunda parte de alimentos que ajudam a ganhar massa muscular estão os carboidratos e gorduras que devem ser consumidos em quantidades menores, mas não devem ficar fora do cardápio.
Eles ajudam a dar energia ao corpo e são importantes na hora das atividades físicas. Na parte das gorduras os lipídios são importantes para manter o equilíbrio do corpo e também ajudam a fornecer energia, lembrando que existem a gordura “boa” e a “ruim”.
Na lista de carboidratos estão alimentos como: arroz integral, cereais, mel, massa fresca, pão branco, fruta, nozes, legumes, farinha branca, doces.
Na lista de gorduras estão: manteiga, azeite, requeijão, amêndoas, massas folhadas, óleo.
O importante é equilibrar o consumo desses alimentos, sempre consumindo em maior quantidade os que são ricos em proteínas.
O acompanhamento de um profissional é essencial para quem deseja ganhar massa muscular dando importância a saúde.