No artigo de hoje falaremos sobre atividade física na terceira idade e seus benefícios para a saúde. Continue lendo e confira logo abaixo
(Foto divulgação) |
Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – a terceira idade se inicia após os 60 anos. Após esta fase o envelhecimento traz com ele problemas como atrofia muscular, fraqueza funcional, descalcificação e outros problemas. Apesar do envelhecimento ser processo natural na vida do ser humano, alguns fatores contribuem para que esta fase seja vivida com mais qualidade. E um desses fatores é a prática de uma atividade física.
O envelhecimento esta associado à perda de massa muscular, da flexibilidade e também da redução da força muscular. A prática de exercícios físicos na terceira idade ajuda a melhorar a qualidade de vida, previne várias doenças e ainda ajuda a diminuir os riscos de morte súbita.
Principais benefícios da atividade física para idosos
Além de ser uma grande aliada para a saúde dos idosos, a atividade física evita o sedentarismo, que é um importante fator de risco para a morte súbita e também para a doença arterial coronariana. Portanto é muito importante incluir os exercícios físicos na rotina dos idosos, pois além de promover a saúde, atua na promoção da qualidade de vida.
Veja abaixo os principais benefícios da atividade física na terceira idade:
- Diminui os riscos de depressão e os níveis de estresse;
- Aumenta o HDL, que é o colesterol bom;
- Ajuda no controle da pressão arterial;
- Reduz a obesidade;
- Previne doença arterial coronariana;
- Aumenta a expectativa de vida;
- Melhora os níveis de açúcar no sangue;
- Melhora a qualidade do sono;
- Em mulheres, reduz o risco de câncer do colón e de mama e em homens, reduz o risco de câncer de próstata;
- Aumenta a densidade óssea e previne a osteoporose;
- Eleva a autoestima e o bem-estar;
Atividades físicas recomendadas para idosos
Percebe-se que a atividade física é muito benéfica para os idosos. Mas fica a dúvida: quais os exercícios mais indicados para eles? Segundo especialistas atividades como natação, hidroginástica, caminhada, Pilates, Ioga, musculação, e dança são indicadas, mas claro que com o devido acompanhamento médico. Portanto, antes de iniciar qualquer atividade o idoso deve procurar um médico e receber as recomendações necessárias.
Artigo recomendado: As 10 melhores atividades físicas para idosos