A ciência provou vários efeitos terapêuticos do manjericão, que é muito importante para a medicina tradicional. E você é capaz de cultivar esta planta em casa.
Sempre que você precisar cuidar de sua saúde, é ótimo termos disponível manjericão. Além disso, podemos até mesmo adicioná-las aos seus pratos, pois também é um ótimo ingrediente culinário.
6 benefícios terapêuticos do manjericão:
1. Luta contra infecções
O óleo essencial do manjericão tem ação antibacteriana, antifúngica e antiviral. Você pode recorrer a chás para aliviar os sintomas de resfriados, gripes e outras infecções virais.
Além disso, seu aroma repele mosquitos e outros insetos (se for mordido, você também pode aplicar as folhas sobre o local para aliviar o incômodo).
Para preparar o chá, utilize duas ou três colheres de chá de folhas frescas e as deixe ferver na água por 5 ou 6 minutos.
2. Reduz o estresse
É uma planta adaptogênica que ajuda a recuperar o equilíbrio em situações de tensão.
Os especialistas recomendam tomar 500 mg de extrato seco por dia para combater a ansiedade. A origem do estresse pode ser emocional, mas o manjericão sagrado também ajuda quando a causa é a sobrecarga física ou a contaminação ambiental.
Além disso, alguns atletas o levam para melhorar a resistência e o desempenho físico.
3. Combate inflamações
O óleo e o extrato de manjericão, reduz a reação a alérgenos ambientais. Eles também diminuem o edema em áreas inflamadas com mais eficácia do que a indometacina.
A propriedade anti-inflamatória faz com que o manjericão sagrado seja indicado em doenças como artrite e fibromialgia.
Para estas indicações, uma gota de do extrato deve ser tomada por dia. Para adquirir este extrato, você deve encher um pote de vidro de 1 litro, que pode ser preenchido até um terço da altura com folhas frescas e enchê-lo com 600 ml de vodka.
Deixe o frasco em local fresco e escuro por 5 semanas, depois coe as folhas. Você pode tomar uma gota por dia, deixando-a debaixo da sua língua.
4. Regula o açúcar no sangue
Os estudos mostram também sua eficácia como tratamento complementar de prevenção da diabetes. Você pode tomar uma infusão de 5 g de folhas secas, sendo uma xícara por dia.
Em caso de diabetes, é recomendado tomar 2,5 gramas de pó seco por dia, ou um copo (250 ml) da infusão de 5 gramas de folhas secas.
5. Protege o coração
Uma investigação realizada na mesma universidade da Índia mostra que adicionar as folhas como um condimento para os pratos – eles têm um sabor fresco e anis – ou tomar a infusão servem para reduzir a taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue.
Você pode recorrer a essa medida por alguns meses e verificar com um analítico se isso ajudou no controle do colesterol.
6. Reduz o risco de câncer
Vários fitoquímicos presentes nas folhas são antioxidantes e podem prevenir o aparecimento e desenvolvimento de certos tipos de câncer (pele, boca, fígado e pulmão).
Especificamente, o manjericão possui agentes capazes de proteger as células contra os danos causados pela radiação.
Ainda tem mais benefícios:
As seis utilidades listadas são aquelas que têm mais evidências científicas, mas o manjericão sagrado é usado para uma ampla variedade de sintomas. A medicina indiana tradicional o considera um tônico geral para o corpo, mente e espírito.
Algumas indicações populares de diferentes partes sobre a planta são:
- As flores frescas para bronquite.
- A mistura de folhas e sementes com pimenta preta é usada na malária.
- A planta inteira contra diarréia, náusea e vômito.
- A pomada à base de folhas para eczema.
- O extrato alcoólico para úlceras estomacais e doenças oculares.
- E o óleo essencial das folhas para picadas de insetos.