Conheça suas causas do refluxo gastroesofágico e saiba como tratar naturalmente!
Esta condição irritante chamada “doença do refluxo gastroesofágico” é caracterizada pelo retorno ou refluxo do suco gástrico ou ácido produzido pelo estômago para o esófago ou da boca.
Quem sofre desse problema tem uma série de sintomas muito desconfortáveis que indicam que há problemas na dinâmica da digestão.
Se refluxo ácido não for tratado corretamente ele pode ter consequências graves para o sistema digestivo, tais como úlceras, esofagite, hemorragia gastrointestinal ou câncer, no pior dos casos.
Sintomas principais
- Acidez e ardor na boca do estômago;
- Má digestão;
- Queimação;
- No pior dos casos, pode produzir úlceras;
- Sensação de irritação;
- Vômito;
- Dor no peito;
- Dor de garganta;
- Queimação no esôfago;
- Tosse;
- Dificuldade respiratória
Principais causas
- Consumo de bebidas alcoólicas em excesso;
- A hérnia hiatal é uma das causas mais frequentes;
- Consumo de alimentos ricos em gordura;
- Excesso de peso;
- Consequência da ingestão de medicamentos em excesso;
- Gravidez;
- Estilo de vida sedentário;
- Consumo de alimentos industrializados
No mercado existem medicamentos e antiácidos que conseguem acalmar seus sintomas, mas no final, o consumo de drogas em excesso acaba prejudicando o fígado.
Nós convidamos você a ler a lista a seguir, ela apresenta algumas alternativas naturais para o tratamento do refluxo:
Remédios naturais para tratar o refluxo gastroesofágico
Betaína: um suplemento maravilhoso que está à venda em farmácias.
Primeiro, será responsável por equilibrar o sistema digestivo, após reduzir os sintomas do refluxo e finalmente eliminar os restos da bactéria;
Suco de aloe vera: consumir meio copo desse suco pode ajudar a reduzir a inflamação do sistema digestivo;
Vinagre de maçã: Tome uma colher de sopa de vinagre de cidra de maçã com um copo de água e isso aumentará a acidez no estômago;
Bicarbonato de sódio: apresenta um incrível poder neutralizante dos ácidos estomacais, é recomendado o consumo de uma colher de chá de bicarbonato de sódio diluído em um copo de água.
Vitamina D: você pode tomar suplementos ou ser exposto ao sol. Esta vitamina é de vital importância, pois é ideal para enfrentar situações infecciosas;
Astaxantina: muito útil para reduzir os sintomas causados pela bactéria H pylori;
Olmo americano: diminui o excesso de acidez no trato intestinal e aumenta a secreção de muco nele;
Glutamina: encontrada em carnes, aves, peixes, ovos, frutas e laticínios. É caracterizada por ser o protagonista na redução de riscos e danos causados pela bactéria H pylori;
Folato e vitaminas do grupo B: reduzem o risco de sofrer de refluxo gástrico. Se você quiser consumir, ele é encontrado nos espargos, espinafre, feijão e fígado;
Raiz de gengibre: suprime a bactéria H pylori e protege as paredes digestivas e o estômago, já que bloqueia o ácido presente nele.
Para consumir, você pode adicionar 2 fatias de gengibre em duas xícaras de água quente, deixar descansar e beber meia hora antes da refeição.
Cuide do seu sistema digestivo e evite os maiores problemas, preste atenção ao tipo de comida que ingere.
Se você quiser tentar usar alguns dos tratamentos naturais para tratar o refluxo, nós o convidamos a consultar seu médico antes, já que deve ser ele quem está autorizado a fazer.
Esteja sempre atento aos sinais que o seu estômago lhe dá, se tiver algum sintoma como o mencionado acima, convidamos a consultar o seu médico o mais rapidamente possível.
Combine uma alimentação saudável com exercícios frequentes e consuma muita água.